Palavra da Presidente

Informação, cooperação e vacinação

Imprimir

juarez cunha 150x220

O ano pandêmico de 2021, em seus primeiros seis meses, confirma o papel da informação de qualidade e da ação cooperativa como aliados da vacinação no enfrentamento à COVID-19. Obter a tão desejada imunidade coletiva se mostra um desafio para além do quantitativo suficiente de vacinas. Prova disso é o contingente de mais de um milhão de pessoas que no início de junho estava com a segunda dose em atraso – mesmo ante o risco iminente de infecção pelo SARS-CoV-2.

A SBIm sabia o tamanho do desafio frente à disponibilização de vacinas em tempo recorde. Pela primeira vez na história, a população leiga mundial está acompanhando, passo a passo, todas as fases de desenvolvimento de vacinas. Processos previstos nos protocolos de pesquisa clínica despontaram como grandes novidades, com destaques para interrupções dos testes com o objetivo de investigar óbitos entre voluntários e para situações relacionadas com a farmacovigilância (fase 4 da pesquisa).

Se a vacina é o antídoto contra o vírus, a informação de qualidade, #DeVerdade, como costumamos dizer nas redes sociais da SBIm, é o antídoto contra o medo e as fake news que tanto colaboram para o estado de hesitação em se vacinar. Ciente disso, a SBIm somou a seus esforços a criação de uma área exclusiva sobre COVID-19 no site institucional e no Família SBIm – acesse, atualize-se e compartilhe as informações.

Outras iniciativas incluem campanhas em parceria com a Vaccine Safety Net (VSN), rede da Organização Mundial da Saúde (OMS) da qual a SBIm é integrante, Facebook e Instagram, com a criação de um guia sobre vacinas e uso de máscaras (disponível em www.instagram.com/sbim_nacional/guides/), e a campanha VacinAção pela Vida, que inclui uma série de vídeos educativos sobre a importância da vacinação, do uso correto de máscaras, da manutenção do distanciamento social e da higienização das mãos (acompanhe em @sbim_nacional e /sbimoficial).

Esta edição de Imunizações também está repleta de informação sobre vacinas COVID-19, tema que, obviamente, estará contemplado de forma ampla na programação da XXIII Jornada Nacional de Imunizações, que ocorre de modo on-line de 9 a 11 de setembro (acesse https://jornadasbim.com.br e garanta sua inscrição). Todo esse esforço, no entanto, fica reduzido sem sua cooperação ao acompanhar, ajudar a divulgar, compartilhar, informar, explicar, educar de forma empática e incansável. Apenas com o envolvimento de todos na disseminação de informações corretas, com o esforço conjunto e com a vacinação conseguiremos abreviar o tempo de retorno a alguns hábitos como o dos encontros presenciais de que tanto sentimos falta. A SBIm conta com cada um de vocês.

Um Abraço!

Juarez Cunha
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)