Palavra da Presidente

25 anos pelas imunizações, por mais saúde e qualidade de vida para todos

Imprimir

juarez cunha 150x220

Prezado leitor, prezada leitora!

Duas décadas e meia costuram os anos compreendidos entre 1998 – quando foi fundada a SBIm, em 6 de junho – e 2023. Os alinhavos desse grande “tecido” que é a história de nossa Sociedade foi feito com as linhas da diversidade socioeconômica e cultural que compõem um Brasil de mais de 200 milhões de pessoas e nos apresenta o grande desafio de reconquistarmos as altas coberturas vacinais.

A SBIm nasce pelas mãos de seus mais de 140 sócios-fundadores – médicos, enfermeiros, professores de instituições acadêmicas de renome, diretores de clínicas de vacinação, pesquisadores, entre outros profissionais – para alcançar, hoje, dezenas de milhares de pessoas que são impactadas, em todo país, por suas ações. O caminho até essas pessoas é trilhado por meio de publicações e eventos, dos sites e redes sociais, das campanhas educativas e das parcerias com instituições científicas e com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Sem falar na participação de nossos diretores e outros representantes em matérias jornalísticas pelo país afora.

As duas primeiras décadas dessa história estão registradas no livro SBIm 20 anos - conectando conhecimentos e promovendo a prevenção. Já a história mais recente está contada em outra publicação, “SBIm: os últimos 5 dos nossos 25 anos”, e registram principalmente os desafios de enfrentar a desinformação e as fake news em um país dividido por ações que politizaram as vacinas covid-19, implantando dúvidas quanto à sua eficácia e segurança. Ambos estão disponíveis para download em sbim.org.br, no menu “Publicações - Livros”. Vale a pena conferir!

Se você nos acompanha neste espaço, já deve ter lido dezenas de vezes o que vou repetir: a linda trajetória da SBIm na defesa das imunizações e da saúde pública não seria possível sem todos os que diretamente contribuem para tornar realidade cada uma das ações citadas. Hoje, a SBIm possui regionais em cinco estados e representações em 12. Além disso, conta com nove comissões, sendo a maior a de Revisão dos Calendários Vacinais, com dezenas de integrantes de 12 estados.

Em número ainda maior são aqueles que indiretamente participam das iniciativas, seja colaborando, seja desfrutando do conhecimento produzido com o intuito de contribuir para a melhor atuação dos profissionais envolvidos com o universo das imunizações, seja compartilhando esse conhecimento cada vez mais necessário para devolvermos, à parte significativa da população, a certeza de que vacinas são seguras, necessárias e indiscutivelmente salvam vidas!

Quero deixar o agradecimento da SBIm a todos vocês. Que sigamos cada vez mais unidos rumo ao cinquentenário!

Um abraço,

Mônica Levi
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)