Notícias

12 de novembro – Dia Mundial da Pneumonia

worldpneumoniaday banner

O dia 12 de novembro é marcado pela luta contra pneumonia infantil global em vários países. A data é conhecida como o Dia Mundial da Pneumonia e a SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizaçõesapoia a campanha de fortalecimento do combate à doença. A pneumonia é a enfermidade que mais mata crianças com menos de cinco anos de idade em todo o mundo, sendo responsável pela morte de 1,5 milhões de crianças, o equivalente a 18% das mortes. Trata-se de uma infecção dos pulmões que os enche de fluido e provoca tosse e febre e pode tornar a respiração difícil. A maior parte (99%) das ocorrências de óbito está em países em desenvolvimento, onde o acesso à saúde é precário e as crianças sofrem com a falta de cuidados básicos. Cinco nações lideram este ranking, são elas: Índia, Nigéria República Democrática do Congo, Paquistão e Etiópia.

Em 2013 o tema é: Inovar para Acabar com Pneumonia Infantil. A campanha é focada na ligação entre pneumonia e diarreia, que foi o tema do Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Pneumonia e Diarreia (GAPPD) publicado recentemente com o objetivo de reduzir as mortes por pneumonia para menos de 3 crianças por mil nascidos vivos, e de diarreia a menos de 1 em mil até 2025. Pneumonia e diarréia, juntas, respondem por 29% de todas as mortes de crianças no mundo, resultando na morte de mais de dois milhões de crianças a cada ano. A ideia é chamar a atenção dos governos para investir mais no desenvolvimento de novos diagnósticos e tratamentos.

A data para celebrar o Dia Mundial da Pneumonia e suas ações de combate à doença surgiu em 2009 e foi escolhida para aumentar a conscientização sobre pneumonia; promover intervenções para proteger e tratar a pneumonia, além de gerar ação para prevenir a doença por meio de vacina. A aplicação da vacina pneumocócica conjugada é recomendada o mais cedo possível em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida da criança, com um reforço aos 15 meses. Para os bebês recém-nascidos ou prematuros o cuidado deve ser redobrado, pois nesses casos o risco aumenta, quanto menor é a idade mais invasiva pode ser a doença.

O pediatra Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional – Sociedade Brasileira de Imunizações, aponta para a importância da prevenção. Segundo ele, “a melhor forma de prevenção é a vacinação e hoje dispomos de vacinas conjugadas, capazes de estimular uma resposta imunológica mais adequada e duradoura”. A pneumonia é um dos problemas mais solúveis na saúde mundial, mesmo assim ainda morre uma criança a partir da infecção a cada 20 segundos.

Sobre a doença

Kfouri salienta ainda que a doença pneumocócica é complexa e congrega um grupo de enfermidades causadas pela bactériaStreptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. “O pneumococo pode se colonizar no trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive a doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual as bactérias entram na corrente sanguínea ou em outros locais estéreis. Entre as DPIs incluem-se a meningite (inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro) e as bacteremia/septicemia (infecções bacterianas do sangue)”, explica.

Todavia, quem pensa que a doença acomete somente crianças engana-se, pois os extremos das idades respondem pela maior parte dos casos. Ainda de acordo com o médico, “a doença afeta também adultos e idosos especialmente aqueles portadores de doenças crônicas”, disse.

Ocorrência no Brasil

De janeiro a setembro de 2012 o Brasil totalizou 298 mortes por pneumonia em crianças de 1 a 4 anos. A Região Sudeste totalizou 100 mortes, na Região Nordeste esse número foi de 77 mortes, no Norte foram 55 óbitos, no Sul foram registrados 40 e na Região Centro-Oeste 26. Admissões em hospitais devidas à pneumonia entre adultos maiores de 50 anos aumentaram 8% no Brasil entre 2005 e 2007. Esses dados são do Ministério da Saúde, que disponibiliza a vacina na rede pública de saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Só a vacinação é capaz de reduzir em 49% dos casos de infecção por pneumonia no mundo.

Saiba mais:

Coligação Mundial Contra Pneumonia Infantil foi criada em 2009 para aumentar a conscientização sobre a doença, principal causa de morte no mundo em crianças. A ideia é defender uma ação global de proteção, tratar de forma eficaz e ajudar na prevenção desta doença mortal. Composta por mais de 140 organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, agências governamentais e fundações, a Coalizão fornece informações para o Dia Mundial da Pneumonia.

Outros dados da Coligação Mundial Contra Pneumonia Infantil :

  •  Somente 54% das crianças com pneumonia são encaminhadas para tratamento adequado em países em desenvolvimento.
  •  Dos 8.8 milhões de crianças mortas em 2008, 1 em cada 5 morreu de pneumonia.
  •  A pneumonia mata mais crianças menores de 5 anos do que qualquer outra doença em todas as regiões do mundo.
  •  Somente o aleitamento materno nos primeiros 6 meses de vida é capaz de reduzir de 15 a 23% os casos de pneumonia infantil.
  •  Ambientes limpos e organizados podem reduzir em 50% os riscos de uma criança contrair a doença.

Imunização nas Américas – (OPS) – informe 2012 /Números prováveis de casos de pneumonia bacteriana:

Bolívia – 387

Peru – 793

Venezuela – 1.463

Equador – 1.618

El Salvador – 1.957

  •  A doença pneumocócia é responsável por 28% da mortalidade global por doenças imunopreveníveis. Em segundo lugar está o sarampo, com 21% e logo em seguida a diarreia por rotavírus, com 16%.

Fontes:

http://www.sbim.org.br/

http://worldpneumoniaday.org/

http://new.paho.org/

http://www.preventpneumo.org/

Se você quer ajudar siga @NoMorePneumo e RT!

Não se esqueça de usar a hashtag #WPD2013 #fightpneumonia

@SBIm_Nacional já está ajudando!