Notícias

SBIm marca presença em debate sobre Sarampo no Ceará

A diretora da SBIm e ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Mírian Moura, fez a palestra de abertura do Seminário Todos Contra o Sarampo, encontro promovido no dia 10 de março, em Fortaleza, para debater o surto da doença, que atinge especialmente o Ceará e países como Estados Unidos e Alemanha.

O evento, promovido pela Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) e a SBIm, teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Centro Universitário Christus (Unichristus) e do Unicef. A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) também abrilhantou o encontro.

De acordo com Mírian, a iniciativa foi muito bem sucedida, pois ofereceu aos cerca de 300 espectadores informações como a possibilidade — válida para moradores do estado e pessoas que forem viajar a áreas de risco — de começar a imunizar os bebês já aos seis meses de idade. Em situações não emergenciais, a primeira dose da vacina é indicada aos 12 meses.

“O sarampo é uma doença extremamente grave, ninguém pode baixar a guarda, É fundamental mantermos a taxa de cobertura vacinal alta e homogênea”, afirmou.

Representante da Sbim no Ceará, Jocileide Campos participou como moderadora do painel A evolução do sarampo no Ceará. Na atividade, foram abordadas as estratégias de combate e prevenção adotadas em Fortaleza, o olhar do pediatra sobre o assunto e o quadro epidemiológico da enfermidade no estado.

“Em 2014, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram confirmados 698 casos e, em 2015, entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, houve 64 episódios. Os números deixam clara a necessidade de ações rápidas e eficientes para controlar o problema. E elas já estão sendo tomadas”, destacou Jocileide.

Dras. Mírian Moura e Jocileide Campos, segunda e terceira à direita, respectivamente, representaram a SBIm no Seminário