Notícias

Diretor da SBIm lança livro sobre mortes controversas de compositores

O ex-vice-presidente e atual secretário da SBIm, Guido Levi, lança no dia 19 de abril o livro “Melodia Mortal — mortes controversas de grandes compositores” (Rocco, 2017). O evento acontece na Livraria Cultura - Conjunto Nacional, em São Paulo, às 19h. Uma semana depois (26/04), no mesmo horário, é a vez da Livraria da Travessa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, receber o autor para nova noite de autógrafos.

A obra é organizada em seis capítulos que abordam as mortes de Mozart, Beethoven, Chopin, Schumann, Tchaikovsky e Bellini. Cada uma das histórias é apresentada sob duas perspectivas. Na primeira, escrita pelo fenômeno da literatura juvenil Pedro Bandeira, Sherlock Holmes e o seu parceiro Watson tentam desvendar os mistérios a partir dos conhecimentos disponíveis no fim do século XVII. Na segunda, elaborada por Levi, médicos contemporâneos aproveitam uma reunião em Londres para também debater o que pode ter acontecido.

Guido conta que teve a ideia de escrever o livro há alguns anos, quando notou que houve um aumento nos trabalhos científicos sobre o tema. Em 2010, por exemplo, o cirurgião William J. Dawson, bibliógrafo da Associação Médica de Artes Performáticas (Pama, na sigla em inglês), afirmou que havia ao menos 136 teorias acerca da morte de Mozart — de envenenamento a febre reumática.

“Há hipóteses atuais que contradizem completamente outras bem aceitas até relativamente pouco tempo. E as atuais, certamente, podem ser contestadas no futuro. Deixei esta possibilidade bem clara em alguns capítulos”, analisa o membro da diretoria da SBIm. Perguntado se alguma das histórias o fascinava mais, ele foi enfático: “Não há como escolher, são todas interessantes demais. Aprendi e me diverti bastante enquanto pesquisava e redigia. Espero que os leitores aproveitem a leitura leve e sintam o mesmo”.

Além de publicações de caráter estritamente científico, Guido é autor das obras Recusa de Vacinas — Causas e Consequências (leia gratuitamente) e Investigação de surtos e epidemias no Brasil.

Lançamento

São Paulo

Data: 19/04/2017
Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073, Consolação
Horário: 19h

Rio de Janeiro

Data: 26/04/2017
Local: Livraria da Travessa – Botafogo
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 97 , Botafogo
Horário: 19h

???O livro

Melodia Mortal — mortes controversas de grandes compositores
?Autores: Guido Levi e Pedro Bandeira?
?Editora: Rocco
Páginas: 240?