Ações

Ferramenta vacinação em dia

Imprimir

A SBIm e a GSK lançaram, em junho de 2021, a plataforma “Vacinação em Dia” (www.vacinacaoemdia.com.br), elaborada para auxiliar os profissionais da saúde a regularizarem a caderneta de pessoas com doses atrasadas. Trata-se de mais uma iniciativa com o objetivo de reverter a queda das coberturas vacinais no Brasil, que começou em 2016 e se intensificou com o início da pandemia de Covid-19.

A ferramenta dispõe de diversos recursos. É possível conferir as vacinas necessárias e orientações sobre os esquemas a partir da data de nascimento ou da faixa etária. Outra opção é consultar diretamente pelo nome da vacina desejada. O conteúdo, que segue recomendações da SBIm e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), inclui as vacinas disponíveis nas redes pública e privada para crianças e adolescentes.

Há, ainda, uma seção que reúne informações gerais sobre vacinação. Entre elas coadministração, intervalos mínimos, intercambialidade, conceitos importantes, vacinas vivas x atenuadas, quadro de vacinas combinadas, além de notas técnicas da SBIm, Ministério da Saúde e outras entidades.

O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, ressalta que o “Vacinação em Dia” é disponibilizado em um momento no qual há grande carga sobre as equipes, incumbidas de realizar duas grandes campanhas – gripe e covid-19 – e manter a vacinação de rotina.

“Embora a covid-19 tenha justificadamente dominado a atenção da comunidade, as demais doenças imunopreveníveis continuam a representar a mesma ameaça à saúde pública e individual que representavam antes. Precisamos continuar a combatê-las. Não tenho dúvidas de que a nova ferramenta será uma grande aliada de todos que se veem diante desse desafio”, afirma.

Para o Dr. Otavio Cintra, Diretor Médico de Vacinas para os Mercados Emergentes da GSK, o webapp auxiliará os profissionais das salas de vacinação a consultar informações importantes, de modo rápido e prático, para ajudar a população a estar em dia com o calendário vacinal.

“A plataforma reúne tudo o que os profissionais que atuam na linha de frente da vacinação precisam saber. Respostas a dúvidas comuns, intervalos entre doses, conceitos e orientações oficiais sempre atualizadas, entre outras informações, em um lugar só”.

A plataforma pode ser acessada também por dispositivos móveis, como celular, permitindo ao profissional de saúde se manter seguro de levar proteção da melhor forma para todos que recebem seu atendimento.

Confira no vídeo a seguir como usar e acesse a página www.vacinacaoemdia.com.br.