Covid-19

Instituto Butantan/Sinovac (CoronaVac)

Imprimir

O que previne

A covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sobretudo quadros graves, internações e óbitos.

Efetividade (vida real)

Do que é feita

Trata-se de uma vacina feita a partir do vírus inteiro da cepa original (Wuham), inativada, portanto, incapaz de causar a doença.   Cada dose de 0,5 mL de suspensão injetável contém 600 SU do antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2. Excipientes: hidróxido de alumínio, hidrogenofosfato dissódico, di-hidrogenofosfato de sódio, cloreto de sódio, água para injetáveis e hidróxido de sódio para ajuste de pH. Não contém conservantes.

Como funciona

Uma vez no organismo, o vírus vacinal é percebido como um agente estranho e desencadeia a resposta do sistema imunológico. As primeiras células envolvidas nessa resposta (células apresentadoras de antígeno) “absorvem” o vírus, o destroem em seu interior e levam a proteína S para sua superfície.

Nesse momento, os chamados linfócitos T auxiliares entram em ação. Eles detectam a proteína, encaixam-se a ela e recrutam os linfócitos B, que produzirão os anticorpos específicos contra a proteína S. Os linfócitos B também são ativados pelo próprio vírus vacinal.

Como o sistema imune “aprendeu” a se defender da proteína S, enquanto a imunidade durar, caso a pessoa vacinada tenha contato com o vírus, o organismo será capaz de neutralizar rapidamente o SARS-CoV-2.

Indicações

Vacina para uso em pessoas a partir de 3 anos.

Esquemas de doses

Leia as recomendações técnicas atualizadas do Ministério da Saúde aqui. Os calendários estão disponíveis aqui.

Contraindicações

Precauções

Via de aplicação

Intramuscular, na região deltoide.

Cuidados antes, durante e após a vacinação

Efeitos e eventos adversos

Os estudos demonstraram que a vacina tem um bom perfil de segurança. A frequência geral de ocorrências de eventos adversos solicitados (locais e sistêmicos) até sete dias após a segunda dose foi de 50,8% nos adultos de 18 a 59 anos e de 36,4% nos idosos – maiores de 60 anos.

A reação mais comum observada nos dois grupos foi dor no local da aplicação. Outros eventos adversos possíveis são cefaleia, fadiga, febre, mialgia, calafrios, anorexia, diarreia, náusea, tosse, artralgia, prurido, rinorreia e congestão nasal, além de eventos locais como prurido, eritema e edema.

Onde pode ser encontrada

No sistema público de saúde.