Covid-19

Pfizer/BioNTech (Comirnaty)

Imprimir

O que previne

A covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sobretudo quadros graves, internações e óbitos.

Efetividade (vida real)

Do que é feita

A vacina contém RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido por meio da transcrição “in vitro” sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do SARS-CoV-2, vírus responsável pela covid-19. A quantidade de mRNA presente varia de acordo com a formulação.

Como funciona

A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) sintético que “ensina” o organismo a fabricar a proteína S do SARS-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as nossas células. Por ser muito instável, o mRNA é recoberto por uma capa de lipídios (tipo de gordura) que o protege. A molécula não contém nenhuma outra informação, não é capaz de realizar qualquer outra tarefa e não penetra no núcleo das células. Dessa forma, não consegue causar a covid-19 ou qualquer alteração em nosso genoma.

Uma vez que a vacina é injetada e capturada pelas células apresentadoras de antígeno, as proteínas S do SARS-CoV-2 são fabricadas a partir das “instruções” do mRNA. As proteínas S, então, são transportadas até a superfície da célula, onde os processos de defesa são desencadeados:

Indicações

Leia as recomendações técnicas atualizadas do Ministério da Saúde aqui. Os calendários estão disponíveis aqui.

Contraindicações

Precauções para a vacinação

Via de aplicação

Intramuscular, preferencialmente na região deltoide. Em crianças, a administração pode ser feita no vasto lateral da coxa.

Cuidados antes, durante e após a vacinação

Efeitos e eventos adversos

É importante ressaltar que o risco de miocardite/pericardite após a vacinação existe, mas é muito raro. A possibilidade de o quadro ser causado pela covid-19 é muito maior. Por isso, agências regulatórias de vários países continuam a recomendar a vacinação para todos os indivíduos a partir de 12 anos de idade. Em crianças com 11 anos ou menos, não foram registrados casos de miocardite/pericardite até o momento.

Onde pode ser encontrada

Observação: até o momento não há previsão da disponibilidade desta vacina no setor privado no Brasil.