Palavra da Presidente

"Um novo tempo, apesar dos perigos"

Imprimir

Isabella Ballalai - Presidente da SBIm

A canção de Ivan Lins, de 1984, parece feita para os dias atuais. O novo nunca esteve tão presente no cotidiano de todos e a velocidade com que surgem descobertas e invenções é assustadoramente fantástica. No campo da Medicina avançamos a cada dia e, quanto mais sabemos, mais descobrimos que há muito ainda por entender, sistematizar e transformar em algo que de fato impacte a saúde pública.

O acesso de forma facilitada e inimaginável há menos de cem anos a novas tecnologias e aos conhecimentos que possibilitaram chegar a elas, assim como os que são produzidos a partir daí; a informação que corre o mundo em poucos minutos; a disponibilização de novos meios de comunicação que possibilitam expressar e compartilhar opiniões plurais são outras marcas dessa “nova era”.

Acompanhar todas as novidades é humanamente impossível, o que torna cada vez mais necessária a recorrente abordagem sobre as características desse mundo em transformação – uma tentativa de abrir espaço para o que está além do encantamento ou do susto; para além da perplexidade em que muitas vezes nos encontramos, assolados pela falta do ativo mais valorizado atualmente: o tempo!

É nesse mesmo cenário de comunicação abundante que se descortinam os perigos. A superficialidade com que muitas vezes a informação é tratada e/ou absorvida leva, por exemplo, a conclusões equivocadas e, claro, a condutas duvidosas frente aos desafios da assistência em saúde. Sem falar na insistência de muitos em criar fatos para sustentar um ponto de vista, fazendo parecer que o importante não é estar certo, mas ter razão.

Ao reunir informações sistematizadas em artigos e outras formas de análise do conhecimento produzido, a SBIm pretende facilitar o acesso a informações relevantes na área de imunizações, bem como à melhor compreensão de suas implicações. A Jornada Nacional de Imunizações é outra colaboração neste sentido. O maior encontro de especialistas do país celebra, em 2018, o marco comemorativo da vigésima edição — referência também aos 20 anos da SBIm.

Seguimos atentos e queremos, para além de assistir ao “admirável mundo novo”, tomar parte na construção de uma realidade que de fato se valha de todo o conhecimento para a constituição de um mundo melhor.

Boa leitura!

Esperamos por você, em setembro, na XX Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.

Isabella Ballalai
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)