Institucional

União, compartilhamento e conexão para uma nova realidade

Imprimir

juarez cunha 150x220

Os temas “desafios” e “união” são recorrentes neste espaço porque os primeiros não são poucos, e o segundo é um dos pilares-mestres da SBIm e da vida associativa. Então, vamos novamente a eles porque “navegar é preciso”!

Não há dúvida de que um dos maiores desafios atuais é a pandemia de COVID-19. Até o dia 7 de outubro – data de fechamento desta revista – o país registrou mais de 5 milhões de casos confirmados e 148 mil óbitos. A dor por essas perdas é de todos nós que lutamos cotidianamente pela vida; é detoda uma nação. Como escreveu o poeta inglês John Donne, “a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano”.

Impossível não falar também a respeito dos desafios diuturnos enfrentados pelos profissionais da saúde que atuam na linha de frente da assistência, sob toda a sorte de riscos. A esta situação somam-se as coberturas vacinais em linha descendente na última década e com uma queda ainda maior em 2020.

Agir é preciso e, como a conectividade é um dos nossos lemas, a SBIm realizou, em parceria coma Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo da Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef), a campanha “Vacinação em dia, mesmo na pandemia”, de suporte às ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Manual com orientações, cartazes e vídeos sobre o tema estão disponíveis em nosso site. Esta é mais uma das iniciativas nas quais precisamos do seu engajamento. Informe-se e ajude-nos a divulgar.

A hesitação em vacinar é outro desafio. Neste caso, as ações de enfrentamento se expandem para a América Latina, com a criação da rede ConfíaLA. O sonho de uma mobilização na Região vem sendo acalentado por Isabella Ballalai desde suas gestões como presidente da SBIm. Este ano, a iniciativa ganhou corpo com a adesão do Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Universidad Isalud, da Argentina, e da Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE). Já foram realizados dois encontros para formação e estruturação do Grupo deTrabalho (GT), reunindo representantes de 12 países. Em breve teremos mais novidades.

O tempo não para e não temos controle absoluto sobre o que acontece no dia a dia, mas podemos e devemos nos reinventar, e assim tem feito a SBIm que, ao longo deste ano tão ímpar, não abriu mão de gerar oportunidades de intercâmbio de ideias e de atualizações. Bom exemplo é a realização da XXII Jornada Nacional de Imunizações, totalmente online, com a mesma qualidade de sempre. Se podemos muito, juntos, unidos e conectados faremos muito mais em prol da saúde pública brasileira. Contamos com você!.

Abraço,

Juarez Cunha
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)