Institucional

Multiplicando conhecimento

Isabella BallalaiNos dicionários, dentre os sinônimos de desafio está “provocação”. Informalmente, a palavra assume também o sentido de “batalha por algo ou alguém”, e é assim que a SBIm está orientando muitas de suas ações.

Por batalha, entenda-se a defesa de algo que nos é extremamente caro: as imunizações como instrumento de promoção da saúde e da qualidade de vida. Nossas armas, nessa luta pelo bem comum, são as conquistas possibilitadas pelos imunobiológicos ao longo de séculos, devidamente amparadas e impulsionadas pela ciência e registradas pela História. Nosso campo de ação não poderia ser outro senão a comunicação.

Acreditamos que a informação qualificada e a educação são nossas maiores aliadas. Dessa forma, dando sequência à campanha lançada no ano passado, realizamos em março de 2016 o I Encontro SBIm com Blogueiros. O evento, realizado em São Paulo, reuniu 19 deles – os quais contabilizam milhares de seguidores no mundo digital.

Também em continuidade ao esforço empreendido em 2015, no convencimento da população acerca da segurança e eficácia da vacina HPV, lançaremos, em breve, a segunda etapa da campanha “Onda contra câncer” (ondacontracancer.com.br), destacando a importância da prevenção para as mulheres e os homens.

Com ações como essas esperamos instrumentalizar os formadores de opinião e a população em geral para que sejam multiplicadores de informações corretas sobre os benefícios dos imunobiológicos, suas indicações, e posicionar a SBIm como referência na luta contra a desinformação.

Como as “provocações” não param, escolhemos para a XVIII Jornada Nacional o tema “Imunização e saúde global: Uma nova era de desafios e enfrentamentos”. De 28 de setembro a 1º de outubro promoveremos, em Belo Horizonte, o maior evento do país dedicado à atualização em nosso campo de conhecimento.

O recrudescimento de doenças já controladas; o surgimento de novas ameaças à saúde pública; a produção de vacinas em escala que elimine o risco de desabastecimento; e a capacidade de desenvolver, em tempo cada vez mais curto, novos e mais eficientes imunizantes são alguns dos temas que trataremos durante a Jornada.

A SBIm conta com você em todos os esforços!

Um abraço,

Isabella Ballalai
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)