Institucional

Uma família que não para de crescer

Isabella Ballalai - Presidente da SBImNo dia 1º de outubro, encerramos a XVIII Jornada Nacional de Imunizações. Promovido pela SBIm, este é o maior evento da área e cresce ano a ano em qualidade e em quantidade de participantes. O Centro de Convenções, na cidade de Belo Horizonte, recebeu mais de mil "jornadeiros" que, desde os cursos pré-jornada, mostraram-se ávidos em aproveitar a oportunidade ímpar de aprendizagem e de atualização.

Da revisão dos calendários vacinais ao desenvolvimento de novas vacinas, aborda- mos, durante quatro dias, os mais relevantes temas relacionados com as doenças imunopreveníveis. Estimulados pelos conhecimentos de conferencistas de pratica- mente todo o país, discutimos os rumos de nossa atuação na prevenção e enfren- tamento de endemias e epidemias, e frente à nova realidade econômica e social no Brasil e no restante do mundo, condições capazes de colocar em risco conquistas já alcançadas da Saúde Pública.

Pensando em retrospectiva, é muito gratificante constatar, também, que a SBIm cresce mas não perde sua essência: a de ser uma grande família. E esse senti- mento pôde ser percebido a cada (re)encontro, nos auditórios lotados, nos olhos e ouvidos atentos dos participantes e, como não poderia deixar de ser, também no evento social pensado para oportunizar agradáveis momentos de confraternização.

Em nome da diretoria da SBIm, agradeço o empenho dos membros da SBIm Minas Gerais, liderados com a eficiência e a sensibilidade de sua presidente, Jandira Le- mos. Agradeço a todos os palestrante que doaram tempo e compartilharam suas experiências, e a cada participante que, como nós, reconhece a importância de ampliar mais e mais nossos conhecimentos.

Um forte abraço,

Isabella Ballalai
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)