Notícias

SBP encaminha ao Governo Federal manifesto sobre queda nas coberturas vacinais

Imprimir

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enviou ao Ministério da Saúde, em 9 de setembro, um ofício no qual solicita a adoção de medidas para reverter a queda acentuada das coberturas vacinais no país.

A iniciativa foi tomada após reportagens d’O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo revelarem que nenhuma das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) a crianças com até 1ano alcançou os resultados esperados em 2019 – em alguns casos, os índices foram os piores em mais de 20 anos. Este ano, embora os dados ainda sejam preliminares, a maioria está na faixa entre 50% e 60%.

A entidade classifica os números como um “grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias” e afirma que, “independentemente do contexto da pandemia de Covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.”

O texto reforça a necessidade de campanhas para conscientizar a população e de garantir uma “infraestrutura mínima para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos”. Além disso, conclama a união e o empenho de diferentes atores, como “políticos, lideranças, formadores de opinião, trabalhadores, profissionais da saúde e representante da sociedade organizada”. 

Leia na íntegra.