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Campanha divulga os CRIE e a importância da vacinação de pacientes especiais

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Estimular a difusão de informações sobre a vacinação de pessoas imunodeprimidas ou que vivem com doenças crônicas e tornar os Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) mais conhecidos são os objetivos da campanha Crie+Proteção, lançada em evento online nesta terça-feira, 15 de setembro.

A iniciativa da Pfizer conta com o apoio da SBIm, que criou uma nova área enciclopédica no Família SBIm — sobre a vacinação de pessoas com condições especiais de saúde. A seção também abriga vídeos gravados por representantes da Sociedade e uma websérie especial comandada pelo médico Dráuzio Varella.

Nos episódios, Dráuzio visita diferentes CRIE e fala sobre as vacinas, imunoglobulinas e soros disponíveis nos locais. Sempre acompanhado por profissionais que trabalham nas unidades e por pacientes que não as conheciam. São eles Jussara Del Moral, diagnosticada com câncer de mama em 2007, Pedro Frazão,que passou por um transplante renal em 2018, e Lucas Raniel,que vive com HIV desde 2013. 

Complementam a CRIE+Proteção postagens educativas no Facebook e Instagram.

“O que mais queremos é compartilhar informações corretas e torná-las acessíveis”, afirma Juarez Cunha, presidente da SBIm. Segundo ele, há um contingente importante de pessoas que deixam de buscar um recurso a que têm direito por desconhecimento ou por receberem orientações desencontradas. Muitas vezes, dos próprios médicos. “Isso é algo que dificulta a vacinação de pessoas com condições crônicas de saúde, como diabetes, pneumopatias, cardiopatias, câncer, entre outras”, avalia.

A vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai, complementa. “Temos tudo o que é necessário: vacinas gratuitas, estrutura, salas de vacinação, profissionais qualificados etc. Devemos nos empenhar para divulgar esse serviço e seu impacto positivo saúde pública, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da vacinação dos mais suscetíveis a infecções ou complicações por doenças imunopreveníveis”.

Também participaram do encontro Martha Lopes, médica responsável pelo CRIE HC-FMUSP; Marjorie Dulcine, diretora médica da Pfizer; Dráuzio Varella e o publicitário Lucas Raniel, participante da websérie e criador de conteúdo sobre educação sexual, prevenção do HIV/Aids e ISTs.

“Raio-x” inédito

A pesquisa “Estudo da Jornada dos Pacientes no CRIE”, conduzida pelo Instituto Ipsos a pedido da Pfizer, confirmou que a falta de informação é o principal entrave para o aumento da adesão aos CRIE. Ao todo, foram realizadas 280 entrevistas quantitativas e 44 qualitativas, com médicos usuários dos CRIE e gestores das unidades. As margens de erro são de 6 pontos percentuais para a fase quantitativa e 14,8 na fase qualitativa.

Confira os principais achados: