Notícias

Grupo latino-americano que busca aumentar a confiança em vacinas se reúne pela 1ª vez

Imprimir

logo confiala 2020

A primeira reunião online do ConfíaLA, mobilização internacional para aumentar a confiança nas imunizações na América Latina, aconteceu nesta segunda-feira, 21 de setembro. O projeto é capitaneado pela SBIm, pelo Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e pela Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE). Também participaram do encontro profissionais da saúde do Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

A iniciativa vem em um momento em que os programas de vacinação de todo o mundo enfrentam um preocupante cenário de queda das coberturas vacinais. O Brasil, por exemplo, não atingiu em 2019 a meta para nenhuma das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças com até 12 meses. Em 2020, apesar de os dados ainda sejam preliminares, os índices giram em torno de 60%.

Embora ainda existam poucos estudos que apontem as causas para o fenômeno na região como um todo, um recente trabalho de revisão sistemática indicou que as barreiras mais citadas são as individuais/coletivas (crenças/atitudes, desconhecimento, falta de percepção de risco e benefício) e as relacionadas ao contexto socioeconômico.

Diante do cenário, levando em consideração os desafios comuns, o grupo pretende avaliar estratégias de comunicação efetivas e acessíveis à comunidade e às equipes de saúde e buscar parcerias estratégicas com jornalistas, influenciadores e líderes de opinião para reforçar a importância da imunização em todas as fases da vida e neutralizar o movimento antivacinação.

Educação é o caminho

O plano de ações do ConfíaLA foi traçado a partir do consenso de que é necessário abrir um amplo canal de difusão de informações corretas sobre vacinação. A estratégia inclui: