Notícias

Ministério inicia Campanhas Nacionais de Vacinação contra a pólio e de multivacinação

Imprimir

O Ministério da Saúde realiza entre 5 e 30 de outubro as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de 12 meses a 5 anos, e de Multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O “Dia D” é 17 de outubro. Leia o Informe Técnico.

A estratégia de multivacinação é usada no país desde 2016 como forma de oferecer diversas vacinas em uma mesma visita, diminuindo a necessidade de deslocamento de pais ou responsáveis. Estarão disponíveis todas as vacinas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para os grupos contemplados na campanha.

Contra a poliomielite, a expectativa é a de administrar reforços da Vacina Oral Poliomielite (VOP) em ao menos 11 milhões de crianças com o esquema de três doses da vacina inativada (VIP) completo. As crianças menores de 12 meses com doses da VIP em atraso receberão as pendentes.

Confira o filme da campanha.

Para evitar o risco de transmissão de Covid-19 e garantir a segurança dos profissionais e da população, o Ministério orientou que as ações sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

A SBIm considera tais medidas extremamente importantes. Inclusive, como parte da campanha “Vacina em dia, mesmo na pandemia”, em parceria com o Unicef e a SBP, lançou uma cartilha com instruções para as equipes que atuam nas salas e para o público geral.

Acesse aqui.