Notícias

Crianças entre 5 e 11 anos são incluídas na vacinação contra a Covid-19

Imprimir

O Ministério da Saúde incluiu crianças entre 5 e 11 anos no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito 20 dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a vacina da Pfizer para o grupo.

De acordo com o Ministério, a expectativa é a de que sejam vacinadas 20 milhões de crianças. O primeiro lote das vacinas para crianças entre 5 e 11 anos, que têm concentração menor do que a oferecida para as demais faixas etárias, chega ao Brasil no dia 13 de janeiro. Ainda não há uma data prevista para o início da vacinação, mas cidades como o Rio de Janeiro anunciaram ter planos para começar já no dia 17.

O intervalo estipulado entre as duas doses do esquema foi de oito semanas, semelhante ao adotado por Reino Unido e Portugal. A pasta sugere, ainda, que o cronograma de aplicação priorize crianças com comorbidades que aumentam o risco para Covid-19 grave e populações isoladas. As crianças sem comorbidades seriam vacinadas em ordem decrescente de idade, dos 11 aos 5 anos. A estratégia, entretanto, cabe a estados e municípios.

Após todos os percalços e polêmicas suscitadas por posicionamentos sem base científica, a SBIm celebra que as crianças poderão finalmente ser vacinadas contra a covid-19. Vacinas são seguras e salvam vidas.