Notícias

Campanha vacinará crianças e profissionais da saúde contra o sarampo

Imprimir

O Ministério da Saúde programou para 4 de abril o início da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. O objetivo é vacinar aproximadamente 12,3 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e o maior número possível de profissionais de saúde — devido ao maior risco de adoecimento e exposição, não foi estabelecida uma meta para o grupo. A iniciativa acontece até 03 de junho e tem 30 de abril como Dia D.

A estratégia foi dividida em duas fases. Os trabalhadores de saúde serão vacinados ente 04 de abril e 02 de maio, e as crianças de 03 de maio a 02 de junho. As datas coincidem com a primeira e a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, realizada em paralelo.

O sarampo chegou a ser eliminado do Brasil, mas a queda das coberturas vacinais permitiu ao vírus voltar a circular de forma endêmica no país em 2019. Desde então (até a semana epidemiológica 52 de 2021), houve 30.017 casos da enfermidade em território nacional. O engajamento de todos na vacinação é a única forma de reconquistar o certificado de eliminação e evitar que a doença se torne novamente uma importante causa de mortalidade infantil.

Leia o Informe sobre a campanha na íntegra.