Notícias

Renato Kfouri é escolhido por júri e voto popular para receber o Prêmio Faz Diferença, na categoria Ciência e Saúde

Imprimir

Iniciativa do Jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Prêmio Faz Diferença está na 19ª edição e tem como objetivo “homenagear brasileiros que, em 2021, inspiraram por seus trabalhos e dedicação”. O anúncio dos vencedores em cada uma das 13 categorias ocorreu no dia 28 de maio.

“Em tempos tão difíceis, de tantas dúvidas e politização da saúde, o meu objetivo sempre foi o de levar a informação de qualidade à população. Um compromisso que assumi comigo, como cidadão e profissional, e com as instituições científicas nas quais atuo”, conta Renato Kfouri, que concorreu com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e com o biólogo Tulio de Oliveira, líder da equipe que sequenciou a variante ômicron do SARS-CoV-2. “É emocionante e gratificante, porque além da escolha pelo júri houve a votação popular”, acrescenta.

Para o médico, a premiação, mais do que um reconhecimento pessoal, é a valorização do esforço coletivo de inúmeros especialistas que, junto com a imprensa, se dedicaram ao compartilhamento de informações científicas em linguagem acessível.

“O posicionamento de todos esses especialistas tem sido essencial para uma maior adesão da população à vacinação e às demais medidas de enfrentamento à covid-19. Por isso compartilho com eles e com a imprensa essa conquista. Também tenho orgulho e carinho enormes pela SBIm, que desempenha um papel extremamente importante no campo das imunizações e no cenário da pandemia de covid-19”, afirma.

Presidente da SBIm, Juarez cunha destaca a importância do Prêmio Faz Diferença e a atuação do homenageado na defesa das imunizações como instrumento de promoção da saúde. “É o reconhecimento público de profissionais e instituições que têm se dedicado a causas de grande importância para todo o país. Renato Kfouri sempre teve atuação constante e dinâmica na defesa das imunizações. Ao longo de sua vida profissional e, em especial nestes anos de pandemia, teve papel crucial no esforço de fazer com que esse valor fosse comunicado à população”, declarou.

Sobre Renato Kfouri

foto renato kfouri verticalPediatra e infectologista, Renato Kfouri integra a diretoria da SBIm desde a sua criação, tendo presidido a Sociedade por dois mandatos. Atuou como investigador da vacina Oxford/AstraZeneca; é membro da Comissão Estadual de Imunização do Estado de São Paulo; da Câmara Técnica Assessora de Imunizações do Ministério da Saúde (CTAI); do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM Covid_AMB); consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).