Notícias

SBIm/SBP: vacina covid-19 Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

Imprimir

A SBIm e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informam em nota conjunta que apoiam a decisão da Anvisa de aprovar a formulação para crianças de 6 meses a 4 anos da vacina covid-19 fabricada pela Pfizer-BioNTech (Cominarty) e endossam a recomendação da Câmara Técnica Assessora do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI) pela oferta imediata do imunizante para essa parcela da população, independentemente da presença de comorbidades.

O Ministério da Saúde, no entanto, anunciou que, em um primeiro momento, restringirá a vacinação às crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. O esquema é de três doses, com intervalos de quatro semanas entre as duas primeiras doses e de oito semanas entre a segunda e a terceira doses. A extensão para crianças sem comorbidades será avaliada após reunião do Conitec e de acordo com os estoques.

Vale ressaltar que, entre outras informações apresentadas no documento das sociedades médicas, dados do SIVEP-Gripe indicam que 71.9% das crianças e adolescentes que desenvolveram casos graves e 50% das que morreram por covid-19 entre 16 de fevereiro de 2020 e 9 de janeiro de 2021 não tinham comorbidades.

Vacinação infantil contra a covid-19 no Brasil (recomendações do Ministério da Saúde em 31/10/2022)

Dessa forma, a vacinação infantil contra a covid-19 no Brasil passa a ser feita com as seguintes vacinas:

Leia a Nota Técnica SBIm/SBP.

Leia a Nota Técnica do Ministério da Saúde.