Notícias

Ministério da Saúde lança Movimento Nacional pela Vacinação

Imprimir

O vice-presidente da SBIm, Renato Kfouri, participou da cerimônia de lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, realizada pelo governo federal em Brasília, em 28 de fevereiro. A mobilização, cujo tema é “Vacina é vida. Vacina é para todos” pretende recuperar as coberturas vacinais, a confiança nos imunizantes e a cultura de vacinação no país. A iniciativa contará com ações de comunicação. Figuras públicas como a apresentadora Xuxa Meneghel estão confirmadas.

A campanha é dividida em etapas. Na primeira, já iniciada, serão vacinados com as vacinas bivalentes contra a covid-19 a população prioritária. Inicialmente, idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em seguida, pessoas entre 60 e 69 anos, as pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade.

A segunda etapa, prevista para começar a partir de março, investirá no reforço da vacinação contra a covid-19 com as vacinas monovalentes em toda população acima de 12 anos, crianças e adolescentes. A quarta e a quinta serão focadas, respectivamente, na vacinação contra influenza a na atualização de todas as vacinas da caderneta de rotina, com ações em escolas.

Estiveram presentes no lançamento autoridades como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente, Geraldo Alckmin; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; Ethel Maciel, secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA); e Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DIDI). Lula foi vacinado com a vacina covid-19 bivalente por Alckmin e mandou uma mensagem à população.

“Queria fazer um apelo a cada mãe, a cada avó, a cada pai, a cada avô, adolescente e a cada criança: não acreditem no negacionismo. Não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade e de garantia que você vai passar para sua família”, disse o presidente.

lula alckmin vacina 2302
Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva recebe vacina covid-19 bivalente do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente da SBIm, Renato Kfouri, elogiou a iniciativa. “Nós já tivemos um dos maiores programas de vacinação do mundo, mas perdemos essa posição. Um dos pilares fundamentais para a recuperação do sucesso é o investimento em comunicação, para aumentar a confiança nas vacinas, esclarecendo a importância, o valor e a necessidade de se proteger. A vacinação é um ato de amor, respeito e cidadania conosco e com aqueles com quem convivemos. Nós, da SBIm, ficamos muito orgulhosos de participar não apenas do lançamento, mas de todo o movimento, colaborando por meio da Câmara Técnica Assessora de Imunizações (CTAI) e outras ações”, avaliou.

rk nisia 2302
Nísia Trindade, ministra da Saúde, e Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm. Foto: Divulgação
rk gatti ethel 2302
Ethel Maciel, secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DIDI) e Renato Kfouri. Foto: Divulgação