Notícias

Nota SBIm/SBP: vacinação concomitante em pessoas com Síndrome de Down

Imprimir

A SBIm e a Sociedade Brasileira publicaram nota conjunta para desmentir os boatos de que pessoas com Síndrome de Down não podem receber a vacina covid-19 no mesmo momento em que recebem outras vacinas. Não há evidências científicas que indiquem qualquer prejuízo em termos de resposta imunológica ou segurança. Pelo contrário, a prática é positiva para o aumento das coberturas vacinais.

A Síndrome de Down (SD) é fator de risco para diversas infecções. Um estudo brasileiro com 261 crianças que têm a condição e foram hospitalizadas com covid-19 demonstrou que a chance de morte entre estes pacientes foi quase duas vezes (1,8) maior no comparativo com a população geral da mesma faixa etária. O tempo de recuperação foi 27% mais longo.Vale destacar que milhares de indivíduos com Síndrome de Down (SD) foram vacinados em todo o mundo contra a covid-19 desde 2021. Nesse interim, a vacinação concomitante — em especial com a vacina influenza, também alvo de grandes programas de vacinação — vêm se mostrando segura e eficaz.

É fundamental que as pessoas com SD, e seus cuidadores, mantenham o calendário de vacinação em dia, a fim de proteger essa população vulnerável contra diversas doenças evitáveis. Além das vacinas recomendadas no calendário nacional de vacinação, para as pessoas com SD são indicadas outras vacinas disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), presentes em todos os estados brasileiros.

Acesse o documento.