Notícias

Diretor da SBIm lança livro sobre investigação de epidemias e surtos no país

Imprimir

investig surto epid

O primeiro secretário da SBIm, Guido Levi — em parceria com o professor emérito de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, Vicente Amato Neto — lançou, em dezembro, o livro Investigação de surtos e epidemias no Brasil. A publicação contém artigos de diversos autores, que abordam desde um surto de leishmaniose no norte da Bahia, em 1953, até o processo que verificou casos de febre Q, em 2015, no interior de São Paulo.

Guido conta na introdução que a ideia surgiu após a leitura de uma obra norte-americana, que relatava a experiência de profissionais que participaram da identificação de enfermidades de difícil diagnóstico. “O passo seguinte foi selecionar surtos de doenças infecciosas ocorridos em nosso meio com características inicialmente misteriosas, e cujo desvendamento exigiu argúcia e persistência por parte dos pesquisadores envolvidos”, salientou.

Investigação de surtos e epidemias no Brasil não se restringe ao aspecto científico: descreve o “passo a passo” até o desafio da descoberta ser superado. Dessa forma, apesar de inicialmente voltada a médicos e demais profissionais da área, a leitura também é acessível a leigos que eventualmente se interessem pelo tema.

Investigação de surtos e epidemias no Brasil
Guido Carlos Levi e Vicente Amato Neto
Segmento Farma Editores
56 páginas