
Publicada em: 03/10/2025
Atualizada em: 03/10/2025
A diretora da SBIm Isabella Ballalai representou a Sociedade no lançamento nacional do ciclo 2025-2028 da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). A iniciativa, criada em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem como objetivo garantir que todas as crianças de 0 a 6 anos recebam assistência integral e de qualidade desde a gestação.
Para alcançar os resultados almejados, a UAPI estabelece parcerias com atores locais e oferece capacitação, monitoramento, certificação e promoção do diálogo entre profissionais e famílias. Nesta edição, participam ao menos 1.146 unidades de saúde, educação e assistência social de Belém, Boa Vista, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Além disso, anunciou o Ministério da Saúde durante o lançamento, está prevista a adesão das demais 17 capitais e do Distrito Federal.

Diretora da SBIm Isabella Ballalai (na segunda fila, segunda da direita para a esquerda) durante a cerimônia de lançamento da UAPI - Ciclo 2025-2028. Foto: Unicef
Joaquin Gonzalez-Aleman, representante do UNICEF no Brasil, afirmou que o novo ciclo pretende consolidar as conquistas já obtidas e ampliar o escopo da atuação. Em 2024, o UAPI treinou mais de 34 mil profissionais, forneceu apoio técnico e para 967 unidades de saúde, educação e assistência social e beneficiou diretamente mais de 436 mil crianças de até cinco anos e 47,8 mil gestantes.
“A proposta é reforçar a dimensão intersetorial entre a educação, a saúde e a assistência social, com o apoio do setor privado, garantindo formação continuada, monitoramento e avaliação permanentes, de modo a fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas à primeira infância”, explicou Gonzalez-Aleman.
Foto de capa: UNICEF/BRZ/Carismas Filmes