Campanhas - SBIm

Paralisia infantil — a ameaça está de volta

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou, em agosto de 2022, a campanha “Paralisia infantil —a ameaça está de volta”. A iniciativa tem como objetivo alertar a população para o perigo da poliomielite e estimular a adesão à campanha de vacinação promovida naquele momento pelo Ministério da Saúde e à vacinação de rotina, disponível de forma gratuita durante todo o ano. 

Apesar de o Brasil não ter casos desde 1989, o cenário preocupa. Registros recentes em outras nações aliados à queda nas coberturas vacinais no Brasil fazem do retorno da pólio uma possibilidade cada vez mais próxima. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), inclusive, classifica o risco como alto.

logo paralisiainfantil

A campanha “Paralisia infantil - a ameaça está de volta” será realizada exclusivamente on-line, ao longo de 45 dias. Os materiais — que incluem uma landing page (paralisiainfantil.com.br), peças informativas, vídeos com especialistas e os depoimentos de duas pessoas que sofrem com as sequelas da pólio — serão divulgados nas redes sociais e sites da SBIm e das entidades apoiadoras.

São elas o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rotary Club, Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) e as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP), Infectologia (SBI) e Ortopedia e Traumatologia (SBOT).