A plataforma VacinaBR foi lançada pela SBIm e o Instituto Questão de Ciência, em dezembro de 2023, com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre vacinação no Brasil. Entre outros recursos, a plataforma permite aos usuários gerar mapas, gráficos e visualizar tabelas referentes às taxas de imunização, com a opção de filtrar ou agregar os dados por localidade, imunizante, enfermidade e ano.
Os dados disponibilizados no VacinaBR são coletados de repositórios do PNI acessíveis por meio dos portais do Datasus e de outros sistemas e páginas do Ministério da Saúde. Incluem, além das informações sobre doses aplicadas, tabelas informativas de imunizantes (calendários nacionais de vacinação) e estatísticas demográficas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundamentais para o cálculo de taxas de cobertura.
Todos os indicadores já são abertos ao público, mas seu manuseio e interpretação podem ser desafiadores sem um conhecimento prévio em informática ou saúde pública. A VacinaBR soluciona essa dificuldade, pois realiza cálculos e disponibiliza indicadores como taxas de cobertura e de abandono, homogeneidade entre municípios e imunizantes e histórico de cobertura por doenças.
Conheça em https://iqc.org.br/observatorio-vacinabr/.
{module id="172"}
O ConfíaLA foi criado em 2020 com o objetivo de aumentar a confiança nas imunizações na América Latina. A iniciativa é capitaneada pela SBIm, pelo Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e pela Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE).
O plano de ações da iniciativa foi traçado a partir do consenso de que é necessário abrir um amplo canal de difusão de informações corretas sobre vacinação. A estratégia inclui:
A SBIm, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), produziu um vídeo especial em homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), comemorado em 18 de outubro de 2023.
No material, a trajetória de conquistas do PNI é narrada por meio dos depoimentos de profissionais e instituições que colaboraram com o programa, bem como da população — representada pela família da dona Maria Odete, 91 anos, matriarca de três gerações de brasileiros protegidos pela vacina.
Assista:
{youtube}Gb8nvwgrqgQ{/youtube}