Ações

Imagem de publicação
15/12/2023
SBIm

VacinaBR

A plataforma VacinaBR foi lançada pela SBIm e o Instituto Questão de Ciência, em dezembro de 2023, com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre vacinação no Brasil. Entre outros recursos, a plataforma permite aos usuários gerar mapas, gráficos e visualizar tabelas referentes às taxas de imunização, com a opção de filtrar ou agregar os dados por localidade, imunizante, enfermidade e ano.

Os dados disponibilizados no VacinaBR são coletados de repositórios do PNI acessíveis por meio  dos portais do Datasus e de outros sistemas e páginas do Ministério da Saúde. Incluem, além das informações sobre doses aplicadas, tabelas informativas de imunizantes (calendários nacionais de vacinação) e estatísticas demográficas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundamentais para o cálculo de taxas de cobertura.

Todos os indicadores já são abertos ao público, mas seu manuseio e interpretação podem ser desafiadores sem um conhecimento prévio em informática ou saúde pública. A VacinaBR soluciona essa dificuldade, pois realiza cálculos e disponibiliza indicadores como taxas de cobertura e de abandono, homogeneidade entre municípios e imunizantes e histórico de cobertura por doenças.

Conheça em https://iqc.org.br/observatorio-vacinabr/.

{module id="172"}

Outras ações
Imagem de publicação
03/12/2024
SBIm

ConfíaLA

logo confianza en las vacunas la

O ConfíaLA foi criado em 2020 com o objetivo de aumentar a confiança nas imunizações na América Latina. A iniciativa é capitaneada pela SBIm, pelo Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e pela Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE).

O plano de ações da iniciativa foi traçado a partir do consenso de que é necessário abrir um amplo canal de difusão de informações corretas sobre vacinação. A estratégia inclui:

  • Redes sociais: postagem de vídeos e outros conteúdos noFacebook, Instagram, X (antigo Twitter) e Youtube.
  • Fortalecimento e estímulo ao compartilhamento das hashtags #ConfíaLA e #InformacíonDeVerdad, além de investimento em Google Ads e Social Media Ads.
  • Site especial: https://confianzaenlasvacunasla.org/. Com proposta semelhante ao do Família SBIm, é um espaço de atualização constante tanto para profissionais da saúde quanto para a população. Reúne dados sobre as vacinas disponíveis, segurança, etapas de desenvolvimento, doenças imunopreveníveis e respectivas situações epidemiológicas, calendários dos países da região, uma seção especial sobre covid-19, entre outras informações.
  • Relacionamento com a imprensa e outros comunicadores: envio de releases, sugestão de pautas e realização de workshops.
  • Atuação no meio científico: investigar a situação atual da confiança em vacinação e dos motivos da não adesão na América Latina; realizar encontros virtuais periódicos; produzir vídeos instrutivos, incorporar o tema em eventos e elaborar um posicionamento a ser divulgado em uma publicação científica de referência. Em novembro de 2023, o grupo publicou na Revista Vaccines um estudo que avaliou a aceitação e às percepções sobre as vacinas covid-19 em oito países sul-americanos.
Outras ações
Imagem de publicação
03/12/2024
SBIm

SBIm/OPAS: Vídeo 50 anos do PNI

A SBIm, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), produziu um vídeo especial em homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), comemorado em 18 de outubro de 2023.

No material, a trajetória de conquistas do PNI é narrada por meio dos depoimentos de profissionais e instituições que colaboraram com o programa, bem como da população — representada pela família da dona Maria Odete, 91 anos, matriarca de três gerações de brasileiros protegidos pela vacina.

Assista:

{youtube}Gb8nvwgrqgQ{/youtube}

Outras ações
vsn-logoSite integrante da Vaccine Safety Net (VSN) – uma rede global de sites validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
©2024 - Sociedade Brasileira de Imunizações | Todos os direitos reservados