Outras Ações

Rastro Verde

Ciente de que é impossível separar prevenção de sustentabilidade, a SBIm lançou na XIX Jornada Nacional de Imunizações, em São Paulo, em 2017, o Rastro Verde. O projeto, que será repetido em edições futuras do evento, consiste no plantio de mudas e em outras ações para compensar as emissões de carbono geradas pela realização do encontro. Na edição pioneira, 300 árvores foram plantadas para recuperar cerca de 1.800 m² de Mata Atlântica degradada.

Todas as espécies selecionadas são frutíferas e nativas da região, característica que permite a formação de habitat para refúgio da fauna local e a promoção de polinizadores para a reprodução da população vegetal. Elas ficaram aos cuidados de pequenos produtores rurais, que farão a manutenção e a colheita para a geração de renda. O Instituto Auá e a Oficina do Carbono, parceiros da SBIm na iniciativa, coordenam a atividade por dois anos.   Ainda na XIX Jornada, um aplicativo e um guia de uso substituíram o o programa impresso. Além disso, as bolsas entregues aos participantes foram confeccionadas a partir de banners reciclados pelo Instituto Givaudan, organização não governamental que contribui para a inclusão econômica e social de mulheres em Osasco, tornando-as empreendedoras. Os banners usados durante o evento foram doados ao instituto.

O Rastro Verde surge no momento em que fica cada vez mais claro o impacto negativo do homem na natureza. Estimativas do Millenium Ecosystem Assessment, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a pesquisa de mudanças ambientais, indicam que a interferência pode aumentar significativamente a incidência de doenças transmissíveis por vetores, como dengue, malária, chagas e esquistossomose nos próximos anos.

Ricardo Machado, coordenador de comunicação da SBIm.

Gabriel Menezes e Cláudia Prudente, presidente e técnica de campo do Instituto Auá, respectivamente.

Roberto Benedito de Moraes, produtor rural.

Ana Lúcia Wuo, gestora do Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar.

Conheça os aliados da SBIm na busca por um planeta mais sustentável!

logoofcarbono

logoinstaua

logo givaudan