Covid-19

Serão necessárias doses adicionais ou reforços regulares das vacinas Covid-19?

Imprimir

Talvez. Apesar de não conhecermos a duração exata da proteção em vacinados e em quem se infectou ou desenvolveu a Covid-19, já sabemos que as doses de reforço vêm se mostrando necessárias para aumentar ou prolongar a imunidade, principalmente para pessoas de grupos específicos— como idosos, imunodeficientes e gestantes — e diante da possibilidade de novas variantes. Informações futuras esclarecerão se mais reforços deverão ser administrados.

A indicação de dose de reforço se baseia na análise de diversas evidências:

Considerando os aspectos citados acima, o Ministério da Saúde ampliou de forma progressiva a quantidade de doses nos esquemas de vacinação no país. Acesse as notas técnicas e a versão mais recente do PNO aqui.

Na medida em que estados e municípios têm autonomia para estabelecer seus calendários de acordo com a disponibilidade de vacinas, situação epidemiológicas locais e estágio da campanha de vacinação, é preciso também consultar a Secretaria Municipal de Saúde ou os meios de comunicação oficiais da prefeitura para verificar o calendário da sua cidade.