Covid-19

Sintomas

Imprimir

Os sintomas mais comuns da covid-19 são:

Sinais de alarme (demandam consulta médica imediata):

Segundo a OMS, cerca de 80% das pessoas com covid-19 se recuperam sem necessidade de tratamento hospitalar; 15% a 20% desenvolvem doença grave, em geral crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas. Nos quadros graves, além do prejuízo ao sistema respiratório, pode haver:

Síndrome Pós-Covid

Boa parte dos recuperados permanece com algum sintoma por até quatro meses depois do fim da infecção, o que é chamado de Síndrome Pós-Covid. Casos graves que exigiram internação e UTI tendem a deixar mais sequelas, mas até mesmo episódios leves podem deixar repercussões prolongadas no organismo. Entre as manifestações observadas estão: fadiga, falta de ar, dor de cabeça, dores musculares, queda de cabelo, perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura), dor no peito, tontura, tromboses, palpitações, depressão, ansiedade e dificuldades de linguagem, raciocínio e memória.

Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM)

Complicação da covid-19 que envolve a inflamação de mais de um órgão e sistema. Mais frequente em crianças em idade escolar e adolescentes, pode ocorrer de alguns dias a algumas semanas após a infecção aguda pelo SARS-CoV-2.  Além da elevação dos marcadores inflamatórios, as principais manifestações incluem: