Benefícios da vacinação
A imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), evita de duas a três milhões de mortes.
Por isso dizemos que:
- A vacinação é tão importante para sua saúde quanto o consumo de uma dieta saudável e a prática de atividade física;
- Estar vacinado(a) pode significar a diferença entre estar vivo(a) e saudável ou gravemente enfermo(a) ou com sequelas deixadas por doenças imunopreveníveis
- As vacinas estão entre os produtos farmacêuticos mais seguros que existem.
Proteção
A proteção gerada pelas vacinas decorre da capacidade que elas têm de induzir nosso sistema de defesa a produzir imunidade, seja por meio da ação de células e/ou de anticorpos específicos.
A proteção máxima conferida pela imunização acontece cerca de duas semanas após a última dose do esquema vacinal básico.
Por que se vacinar contra a Covid-19?
- Porque a vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir a doença, de controlarmos a pandemia e recuperarmos o convívio social do qual tanto sentimos falta.
- Porque as vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes. Não há a menor possibilidade de você adquirir Covid-19 por meio das vacinas. São vacinas inativadas, incapazes de se replicar no organismo.
Cuidados que devem permanecer após a vacinação
Apesar de a vacinação ter reduzido de forma drástica o número de casos e mortes por Covid-19 no Brasil e de sabermos que a taxa de transmissão a partir de pessoas vacinadas é muito baixa, as vacinas ainda não são capazes de prevenir totalmente a transmissão e a infecção.
É preciso manter a cautela, especialmente por vivermos em um cenário em que podem surgir novas variantes de preocupação (VOCs) capazes de escapar da imunidade adquirida pelas vacinas e causar novas ondas da doença.
As medidas recomendadas são simples:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%
- Usar máscaras corretamente
- Manter o distanciamento social, não causar aglomerações e não frequentar locais cheios.
Proteção coletiva
Estima-se que um percentual muito elevado da população precise estar completamente vacinado para conseguirmos obter a tão esperada imunidade coletiva ou imunidade de rebanho. O prazo para alcançarmos essa meta de cobertura vacinal depende do número de doses disponíveis e do tempo que vai levar para vacinar todo o público-alvo. Caso eventualmente as vacinas sejam menos eficazes contra novas variantes em circulação, o percentual de vacinados necessário será ainda mais alto.
Não há artigos nesta categoria. Se subcategorias são exibidas nesta página, elas podem conter artigos.
VacinAção pela Vida - Covid-19. Assista aos vídeos.