Benefícios da vacinação

A imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. A vacinação contra covid-19 tem como principal objetivo reduzir drasticamente o risco de formas graves da doença, que podem levar a internação e óbitos.

Proteção

A proteção gerada pelas vacinas decorre da capacidade que elas têm de induzir nosso sistema de defesa a produzir imunidade, seja por meio da ação de células e/ou de anticorpos específicos. A proteção máxima conferida por vacinas, de modo geral acontece cerca de duas semanas após a última dose do esquema vacinal básico.

Por que se vacinar contra a covid-19?

  • Porque a vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir a doença e reduzir a circulação do vírus, protegendo principalmente os indivíduos mais vulneráveis.
  • Porque as vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes.
  • Não há a menor possibilidade de você adquirir covid-19 por meio das vacinas. São vacinas incapazes de se replicar no organismo e gerar doença.

Cuidados que devem permanecer após a vacinação

A drástica queda de mortes e hospitalizações por covid-19, fruto dos altos índices de vacinação ao redor do mundo, levaram a OMS a decretar, em maio de 2023 o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela doença. A mudança de status, no entanto, não significa que a pandemia acabou. O vírus SARS-CoV-2 ainda circula globalmente, com transmissão generalizada, e há o risco do surgimento de novas variantes de preocupação, que podem ser mais graves do que as atuais. 

Por esse motivo, o Ministério da Saúde continua a indicar a vacinação e o emprego de medidas não farmacológicas que contribuem para reduzir a transmissão do vírus e proteger as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. É preciso prosseguir com os esforços que permitem o diagnóstico rápido e oportuno, a assistência precoce e a prevenção de novos casos, além de manter as ações de vigilância epidemiológica da covid-19.

Na presença de sintomas respiratórios, as medidas pessoais recomendadas são simples, principalmente:

  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%
  • Usar máscaras corretamente
  • Manter o distanciamento social, não causar aglomerações e não frequentar locais cheios.
  • Evitar contato com pessoas pertencentes aos grupos mais vulneráveis: crianças pequenas, idosos, imunocomprometidos e pessoas com doenças crônicas.

Não há artigos nesta categoria. Se subcategorias são exibidas nesta página, elas podem conter artigos.

VacinAção pela Vida - Covid-19. Assista aos vídeos.