Covid-19

Janssen Pharmaceuticals/Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)

Imprimir

O que previne:

A Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. 

Dados sobre eficácia em estudos de fase 3:

Efetividade (resultados na vida real):

Do que é feita:

Cada dose (0,5 ml) contém: adenovírus tipo 26 que codifica a glicoproteína S (spike*) do SARS-CoV-2 (Ad26.COV2-S), não inferior a 8,92 log10 unidades infecciosas (U.Inf.).

* Produzida numa linha celular PER.C6 TetR e por tecnologia de DNA recombinante. Esta vacina contém organismos geneticamente modificados (OGMs).

Como funciona?

Em laboratório, o gene que codifica a produção de proteína S, responsável pela ligação do SARS-CoV-2 com as nossas células, é inserido dentro de um adenovírus que circula entre chimpanzés. Esse adenovírus, que funciona como um vetor, é modificado para que seja incapaz de se replicar no nosso organismo, ou seja, ele não causa qualquer doença ou faz alterações no genoma.

Esse vírus “carreador” do código genético que instrui a formação da proteína S é, portanto, apenas um vetor da informação genética para que as células humanas passem a fabricar a proteína S.

Após a vacinação e a entrada do vetor vacinal na célula humana, esse gene que codifica a proteína S é transformado em uma molécula chamada RNA mensageiro (mRNA), que contém instruções para a produção de proteínas S, o que ocorre fora do núcleo das nossas células (onde está o nosso genoma). As proteínas produzidas se fixam na superfície celular, e o sistema imunológico começa a atuar em diferentes “frentes”:

Enquanto a imunidade durar e a pessoa vacinada tenha contato com o vírus, o organismo será capaz de “lembrar” como fazer para neutralizar rapidamente o SARS-CoV-2.

Importante: em nenhum momento do processo o adenovírus e o material genético do SARS-CoV-2 entram no núcleo da célula humana, onde está localizado o genoma.

Indicação:

Pessoas a partir de 18 anos.

Contraindicação:

Esquemas de doses:

Saiba mais aquiaqui e aqui.

Precauções para a vacinação:

Via de aplicação:

Intramuscular, no músculo deltoide.

Apresentação:

Frasco para injetáveis multidose que contém 5 doses de 0,5 ml.

Confira o resumo das especificidades de todas as vacinas Covid-19 disponíveis no PNI.

Armazenamento e conservação:

Deve ser conservada entre -25ºC e -15ºC por até 24 meses a partir da data de fabricação. Estudos demonstraram que é possível armazenamento por até três meses em temperaturas de 2ºC a 8ºC. Após aberta, a vacina pode ser usada em até seis horas, desde que refrigerada entre 2ºC e 8ºC. Não deve ser congelada ou exposta à luz.

Preparação:

A suspensão é incolor a ligeiramente amarela, límpida a muito opalescente.  Suspensão injetável. Nenhum aglomerado deve ser encontrado ao agitar. Esta vacina não deve ser utilizada caso haja alteração na coloração ou presença de partículas estranhas. Aplicar imediatamente após abertura.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

Efeitos e eventos adversos:

Onde pode ser encontrada:

Observação: até o momento não há previsão da disponibilidade desta vacina no setor privado no Brasil.