Covid-19

Pfizer/BioNTech (Cominarty)

Imprimir

O que previne:

A Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. 

Dados sobre eficácia em estudos de fase 3:

Efetividade (vida real):

Do que é feita:

Dose da vacina de formulação para adultos diluída (0,3ml): contém 30 mcg de RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido usando transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do coronavírus 2 vírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2).

Dose da formulação pediátrica diluída para crianças e adolescentes entre 5 e 11 anos de idade (0,2ml): contém 10mcg de mRNA de mesma produção e características em 0,2 ml.

Como funciona:

A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) sintético, que “ensina” o nosso organismo a fabricar a proteína S do SARS-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as nossas células. Por ser muito instável, o mRNA é recoberto por uma capa de lipídios (tipo de gordura) que o protege. A molécula não contém outra informação, não é capaz de realizar qualquer outra tarefa e não penetra no núcleo de nossas células. Dessa forma, não consegue causar a Covid-19 ou qualquer alteração em nosso genoma. Uma vez que a vacina é injetada e capturada pelas células apresentadoras de antígeno, a partir das “instruções” do mRNA são fabricadas as proteínas S do novo coronavírus que, então, são transportadas até a superfície da célula, onde os processos de defesa são desencadeados:

Indicação:

Crianças de 5 a 11 anos: com a formulação pediátrica, que tem um terço da concentração de antígenos e apresentação diferente da vacina para maiores de 12 anos (10mcg/0,2 ml).

Pessoas a partir de 12 anos: com a formulação adulta, de 30 mcg/0,3 ml.

Contraindicações:

Esquemas de doses:

Saiba mais aqui, aqui e aqui.

Precauções para a vacinação:

Via de aplicação:

Intramuscular, na região deltoide.

Apresentação

De 5 a 11 anos: Frasco-ampola multidose. Após diluição, os frascos contêm dez doses de vacina, com 0,2 mL cada.

Maiores de 12 anos: Frasco-ampola multidose. Após diluição, os frascos contêm seis doses de vacina, com 0,3 mL cada.

Armazenamento e conservação:

Apresentação para crianças de 5 a 11 anos:

Apresentação para maiores de 12 anos:

Preparação:

Diferenças entre as formulações adulta e pediátrica

vacina pfizer formulacoes

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

Efeitos e eventos adversos:

É importante ressaltar que o risco de miocardite/pericardite após a vacinação existe, mas é raro. A possibilidade de o quadro ser causado pela COVID-19 é muito maior. Por isso, agências regulatórias de vários países continuam a recomendar a vacinação para todos os indivíduos a partir de 12 anos de idade — muitas para crianças a partir de 5 anos de idade. 

Onde pode ser encontrada:

Observação: até o momento não há previsão da disponibilidade desta vacina no setor privado no Brasil.