Editores

Isabella Ballalai — Médica Pediatra

Isabella BallalaiAtual vice-presidente da SBIm e presidente da Sociedade entre 2015 e 2018, atua há mais de 30 anos nas áreas de imunização e saúde escolar, com ampla experiência na elaboração de campanhas de comunicação e educação em saúde. É membro suplente do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão Nacional de Especialidade — Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). É diretora-médica do grupo Vaccini — Clínicas de Vacinação e da empresa URMES (Urgências Médicas Hospitalares). É autora do livro Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015). Enquanto esteve à frente da SBIm, intensificou os esforços de educação e comunicação com profissionais da Saúde e pacientes, bem como idealizou campanhas de comunicação direcionadas ao público leigo — incluindo jornalistas e blogueiros — e a médicos de diferentes especialidades, por meio da parceria com outras Sociedades médicas.

Ricardo Machado — Jornalista

Coordenador de comunicação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é Jornalista; pós-graduado em Marketing, com curso de extensão em Comunicação Corporativa; é palestrante sobre "Comunicação e Medicina" e ex-professor do curso de Jornalismo da Universidade Castelo Branco. Diretor da Ricardo Machado Assessoria de Comunicação (Magic-RM), atua há mais de 20 anos em assessoria de comunicação e imprensa no segmento de Medicina, Saúde e Educação, com grande experiência na divulgação de entidades médicas, clínicas e hospitais, como: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Deic), Prontobaby - Hospital da Criança, Drugs for Neglected Deseases initiative (DNDi) e International Osteoporosis Foundation (IOS).  

Carlos Caroni — Jornalista

Carlos CaroniAssessor de imprensa da SBIm, iniciou a carreira na redação do Jornal do Brasil, onde passou pelas editorias de cidade, esportes, tecnologia e saúde. A experiência em saúde favoreceu a migração para a comunicação corporativa e assessoria de imprensa, nas quais atendeu — seja por meio de produção editorial ou relacionamento com a mídia — o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Na Ricardo Machado Assessoria de Comunicação (Magic-RM), trabalhou com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Deic), a Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), a International Federation of Infection Control (IFIC), entre outros.