SBIm

12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia

Imprimir

Doença, prevenível por vacina, é principal causa de mortes entre crianças com até cinco anos

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Pneumonia, data criada em 2009 com o intuito de conscientizar e promover ações de combate à doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde e da Unicef, a enfermidade é a principal causa de morte entre crianças com até cinco anos, sendo responsável por 935 mil óbitos em 2012, 17% do total. Adultos acima de 60 anos, devido ao envelhecimento do sistema imunológico, também são vitimas frequentes.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) apoia todos os esforços para mudar o panorama e ressalta a importância da vacinação nesse sentido. Em 2013, quando foi criado o Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Pneumonia e Diarreia (GAPPD, na sigla em inglês), a imunização foi apontada como um dos pilares do programa, que tem como meta eliminar até 2025 a mortalidade infantil relacionada aos problemas.

O presidente da SBIm, Renato Kfouri, destaca que o SUS oferece gratuitamente as vacinas pneumocócica conjugada e haemophilus influenzae b, que previnem as causas de pneumonia mais incidentes. Ambas são recomendadas o mais cedo possível, em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida, com um reforço aos 15 meses. O cuidado deve ser redobrado para bebês recém-nascidos ou prematuros, idosos, indivíduos portadores de doenças crônicas como diabetes, doenças pulmonares ou cardíacas, renais e outras condições.

Kfouri salienta que os imunizantes também conferem proteção contra outras enfermidades. “O pneumococo (Streptococcus pneumoniae), por exemplo, pode se colonizar no trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive a doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual as bactérias entram na corrente sanguínea ou em outros locais estéreis. Entre as DPIs incluem-se a meningite (inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro) e as bacteremia/septicemia (infecções bacterianas do sangue)”, explica.

A pneumonia

É uma doença pulmonar inflamatória que atinge especialmente os alvéolos, pequenas bolsas de ar onde são realizadas as trocas gasosas. Na maior parte das vezes é causada em decorrência de agentes infecciosos como vírus, fungos, parasitas e bactérias — sendo as mais comuns a Streptococcus pneumoniae e o haemophilus influenzae b.

Os principais sintomas são febre alta (acima de 39°), tosse, dificuldade de respirar, dores na região do tórax, cansaço e secreção amarela e esverdeada. O tratamento é à base de antibióticos e medidas de suporte, como hidratação, dieta, anti-inflamatórios e analgésicos. Dependendo da gravidade do quadro, pode ser necessário internar o paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).