Currículos

Juarez Cunha — Médico pediatra

Juarez CunhaPresidente da SBIm nas gestões 2019-2020 e 2021-2022, especialista em pediatria e intensivismo pediátrico pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, membro da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (CGVS/SMS/PMPA), membro dos Comitês de Cuidados Primários e Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), membro da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE),diretor médico da Previne-Centro de Vacinação de Porto Alegre/RS, envolvido com o tema imunizações desde 1994. Autor do livro Vacinas e imunoglobulinas: consulta rápida (Artmed, 2009) e de capítulos nos livros Coleção Febrasgo-Vacinação da Mulher (Elsevier, 2015), Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015), Pediatria: consulta rápida (Artmed, 2018) e PRORN Programa de Atualização em Neonatologia (Artmed, 2018).

Mayra Moura — Enfermeira

Mayra MouraSegunda tesoureira da SBIm na gestão 2019-2020, é Mestre em Tecnologia de Imunobiológicos por Bio-Manguinhos/Fiocruz e atua na área de imunização pública e privada há 10 anos. Trabalhou por 5 anos coordenando a área de logística de vacinas e amostras biológicas de ensaios clínicos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos-Fiocruz e atualmente atua como coordenadora de farmacovigilância do Instituto Butantan. Ministrou inúmeras palestras e cursos com o objetivo de informar os profissionais que atuam com imunizações e melhorar a qualidade dos serviços no país.

Renato Kfouri — Médico Pediatra

Renato KfouriPrimeiro secretário da SBIm e presidente da Sociedade de 2011 a 2014, especializou-se em pediatria e neonatologia no  Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Dedicado às imunizações e às doenças infecciosas há mais de 25 anos, é também diretor médico do Centro de Imunização Santa Joana e da ProMatre Paulista, onde ocupa o cargo desde 1997, quando a instituição foi fundada. É coautor do livro Coleção Febrasgo — Vacinação da Mulher (Elsevier, 2015), colaborou com diversas outras publicações e realizou inúmeras palestras e conferências em eventos nacionais e internacionais.

Guido Carlos Levi — Médico Infectologista

Dr Guido LeviSegundo secretário da SBIm na gestão 2019-2020 e vice-presidente em duas gestões, realizou a residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e obteve o título de doutorado pela Unicamp. É membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde (PNI) e do Comitê Permanente Assessor em Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.  Ex-professor de diversas faculdades de medicina, foi Diretor Técnico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas de 1995 a 2001 e chefiou por longos anos a Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Moléstias Infecciosas do HSPE – São Paulo. É autor, co-autor, editor ou contribuinte de numerosas publicações científicas.

Mônica Levi

Mônica LeviPrimeira tesoureira da SBIm e presidente da Comissão Técnica para a Revisão dos Calendários Vacinais da entidade desde 2015, é membro do comitê de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo  (SPSP) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). É autora, co-autora, co-editora  ou contribuinte de numerosas publicações científicas, como os livros : Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015); Imunizações ( Editora Segmento Farma, 2011) e guias de imunização em parceria  com outras sociedades médicas. Realizou inúmeras palestras e conferências  em congressos e jornadas com temas variados na área de Imunizações. Realizou residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo com especialização em pneumopediatria e, desde 1997, é responsável pelo setor de Medicina do Viajante da clínica CEDIP.

Isabella Ballalai — Médica Pediatra

Isabella BallalaiAtual vice-presidente da SBIm e presidente da Sociedade entre 2015 e 2018, atua há mais de 30 anos nas áreas de imunização e saúde escolar, com ampla experiência na elaboração de campanhas de comunicação e educação em saúde. É membro suplente do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão Nacional de Especialidade — Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). É diretora-médica do grupo Vaccini — Clínicas de Vacinação e da empresa URMES (Urgências Médicas Hospitalares). É autora do livro Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015). Enquanto esteve à frente da SBIm, intensificou os esforços de educação e comunicação com profissionais da Saúde e pacientes, bem como idealizou campanhas de comunicação direcionadas ao público leigo — incluindo jornalistas e blogueiros — e a médicos de diferentes especialidades, por meio da parceria com outras Sociedades médicas.

Guilhermina Giusti

Guilhermina GiustiMembro da Comissão Fiscal da SBIm na gestão 2019/2020, é pediatra com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e médica sanitarista com título de especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Foi responsável Técnica pela Supervisão de Vigilância em Saúde da Regional Sé, pertecente a Coordenadoria Municipal de Saúde Centro Oeste, da Prefeitura de São Paulo, no período de 2004 a 2013; e é responsável técnica do Instituto Paulista de Vacinação.

Maria Aparecida Neves

Maria Aparecida NevesPresidente da Comissão Fiscal na gestão 2019/2020 e sócia-fundadora da SBIm, é médica epidemiologista com experiência em saúde pública. Fez residência em Medicina Social e Preventiva pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atuou por mais de 30 anos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde também dirigiu o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE). Foi médica da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo, responsável pelos eventos adversos em vacinação na Coordenadoria Regional Centro.

Flávia Bravo — Médica Pediatra

Flavia BravoPrincipal autora e revisora dos textos disponíveis no portal Família Sbim, ocupa a posição de segunda secretária na diretoria da SBIm e é presidente da Comissão de Informação e Orientação da entidade. Formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é especialista em pediatria e hoje dedica-se com exclusividade às áreas de imunizações e de saúde do viajante. Está à frente do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi), no Rio de Janeiro, e é gerente médica do grupo Vaccini — Clínicas de Vacinaçao, onde é responsável pela elaboração de protocolos de atendimento. É autora de capítulos nos livros Coleção Febrasgo — Vacinação da Mulher (Elsevier, 2015), Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015), Vacinas e imunoglobulinas: consulta rápida (Artmed, 2009), e colaborou com diversas outras publicações.

Ricardo Machado — Jornalista

Coordenador de comunicação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é Jornalista; pós-graduado em Marketing, com curso de extensão em Comunicação Corporativa; é palestrante sobre "Comunicação e Medicina" e ex-professor do curso de Jornalismo da Universidade Castelo Branco. Diretor da Ricardo Machado Assessoria de Comunicação (Magic-RM), atua há mais de 20 anos em assessoria de comunicação e imprensa no segmento de Medicina, Saúde e Educação, com grande experiência na divulgação de entidades médicas, clínicas e hospitais, como: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Deic), Prontobaby - Hospital da Criança, Drugs for Neglected Deseases initiative (DNDi) e International Osteoporosis Foundation (IOS).  

Carlos Caroni — Jornalista

Carlos CaroniAssessor de imprensa da SBIm, iniciou a carreira na redação do Jornal do Brasil, onde passou pelas editorias de cidade, esportes, tecnologia e saúde. A experiência em saúde favoreceu a migração para a comunicação corporativa e assessoria de imprensa, nas quais atendeu — seja por meio de produção editorial ou relacionamento com a mídia — o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Na Ricardo Machado Assessoria de Comunicação (Magic-RM), trabalhou com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Deic), a Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), a International Federation of Infection Control (IFIC), entre outros.

Sílvia Fittipaldi

Silvia FittipaldiDesigner gráfica e de informação, com pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica. Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Editorial, Institucional e de Eventos. Coordenou, criou, diagramou, arte-finalizou e/ou produziu inúmeros impressos e multimídias, incluindo a Arquitetura de Conteúdo, com forte abordagem em Branding.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/silvia-fittipaldi/
Lattes: https://goo.gl/waWvRj

Hugo Fittipaldi

Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal de Viçosa – UFV, 1995), Programador autodidata, sócio da Magic Art Comunicação desde 2015. É especialista em Joomla!. Liderou a equipe de integração entre o site do Instituto Fayga Ostrower com o programa Donato (sistema para museus). Entre clientes e parceiros, foram atendidos: Sociedade Brasileira de Imunizações, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Portal Geofisica Brasil.