Palavra do Presidente

Período de oportunidades

Imprimir

Isabella BallalaiEm 2015 não foram poucos os acontecimentos que impactaram em maior ou menor grau nosso cotidiano. A crise econômica que assusta o Brasil também acomete outros países e, junto com as crises políticas e outras formas de disputa por poder, têm provocado deslocamentos em massa. Milhares de refugiados se somam, hoje, a milhões de turistas e viajantes de negócios nas rotas mundo afora. Sob a ótica das imunizações, essa realidade nos remete à emergência do aprofundamento das ações profiláticas da medicina de viagem, principalmente as de imunoprevenção.

Enquanto isso, nas Américas, alcançamos um feito importante: a erradicação da rubéola congênita, mas também assistimos ao ressurgimento de surtos de sarampo em países sem esse tipo de registro já há alguns anos, acometendo inclusive adultos. Em 25 de setembro, recebemos uma boa notícia: a OMS declarou a Nigéria livre da poliomielite. Mas no Afeganistão e Paquistão a doença não apenas persiste como as populações locais enfrentam problemas para acessar os programas de vacinação devido às guerras, prenunciando o ressurgimento de outras ameaças à saúde, já controladas ou quase controladas pela imunização.

No Brasil, comemoramos o início do programa de vacinação pública contra o HPV e a chegada das vacinas que protegem do herpes zóster e da meningite meningocócica B, mas enfrentamos a resistência à vacina que previne o câncer de colo do útero e a crise de desabastecimento que compromete o acesso a imunobiológicos de produção internacional e nacional, em alguns casos com sério risco de comprometimento de esquemas vacinais.

Esse sintético retrospecto possibilita constatar que vivemos momentos de grandes oportunidades, afinal, as crises sempre são propulsoras de mudanças e a SBIm está atenta, preparada e disposta a promover as melhores transformações. E tem seguido firme. Ao longo do ano, foram realizados diversos cursos presenciais e a distância; editados e reeditados guias, calendários, revista; estabelecidas novas parcerias com sociedades de especialidades médicas; lançadas duas campanhas de comunicação com a população e o portal familia.sbim.org.br; produzidos vídeos educativos; e promovido o intercâmbio de ideias e conhecimentos sobre imunizações acerca de todos os aspectos relevantes na atualidade.

Que venha 2016, porque novas ações já estão à espera desse novo ano. A SBIm segue acreditando no poder transformador do trabalho sério e ético, do esforço coletivo de pessoas comprometidas, que fazem seus propósitos profissionais se alinharem com os compromissos sociais que devemos assumir quando queremos uma sociedade melhor, mais justa, com mais saúde e qualidade de vida.

Um abraço e um próspero ano novo!

Isabella Ballalai
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)