Notícias

Arte da facilitadora gráfica Jeni Ogahara destaca principais pontos discutidos no evento, que aconteceu em setembro, em Fortaleza.

Epidemiologista substitui Carla Magda Domingues, que decidiu se aposentar após permanecer oito anos no cargo.

Documento apresenta esquema após modificação da bula da ACWY-TT (Nimenrix)®, fabricada pela farmacêutica Pfizer.

Leia.

Iniciativa da Fiocruz tem como objetivo ampliar a circulação de produções sobre temas, conflitos, histórias e desafios da saúde pública e da ciência.

Ação imunizará bebês de seis meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Primeira etapa, voltada a crianças, começa em 7 de outubro.

Alunas do 6º ano destacaram conquistas em saúde pública, explicaram funcionamento das vacinas e alertaram para o perigo das baixas coberturas.

Objetivo do concurso é reconhecer o trabalho dos profissionais que publicam reportagens que contribuem para a saúde pública no Brasil.

*Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Morreu nesta terça-feira (10/09), aos 86 anos, no Rio de Janeiro, a sócia-fundadora da SBIm e uma das pioneiras da infectologia pediátrica no Brasil, Myrtes Amorelli Gonzaga. A Sociedade, consternada, manifesta solidariedade e deseja força aos familiares e amigos. O velório acontece nesta quarta (11/09), no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, entre 12h e 15h. A cremação ocorre em seguida.

Graduada médica em 1957 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implantou e trabalhou no primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Rio de Janeiro, chefiou o serviço de pediatria do Hospital Municipal Jesus e integrou o corpo docente da Faculdade de Medicina Souza Marques, ambos no Rio de Janeiro.

Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e, por 20 anos, fez parte do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Atuou, ainda, como consultora do Ministério da Saúde nas áreas de infectologia e imunizações.

Myrtes Amorelli Gonzaga deixa dois filhos, Lauro e Marcos, e quatro netos.

Apesar de mobilização, menos da metade dos países e territórios associados têm mais de 95% de cobertura para duas doses da tríplice viral.

Queda da adesão favoreceu o recrudescimento da febre amarela silvestre, do sarampo e põe em risco outras conquistas do país.

Principal evento sobre o segmento científico no mundo, encontro reúne em Fortaleza mais de 100 palestrantes brasileiros e estrangeiros.