Notícias

A SBIm convoca os associados para a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 10 de agosto, às 17h20, em São Paulo, durante a XIX Jornada Nacional de Imunizações. Para participar é necessário estar em dia com as obrigações junto à Tesouraria da entidade. 

Leia o edital.

Após três anos sem registrar nenhum caso de sarampo – o que rendeu ao país uma certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da doença em 2016 –, Portugal está novamente diante de um surto do vírus. Entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2017, foram confirmadas 29 infecções e uma morte em território português.

Pacientes pediátricos com doenças reumáticas e em uso de medicamentos que promovem imunossupressão leve apresentam resposta humoral e celular à vacina contra varicela semelhante à de indivíduos saudáveis. Este achado, publicado em maio no períodico Vaccine[1] , mostra que há uma janela de oportunidade para ministrar essa vacina de vírus vivo atenuado em indivíduos com doença autoimune quando o nível de imunossupressão é leve.

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo emite alerta devido ao surto de sarampo que atinge diversos países europeus. As autoridades recomendam que sejam fortalecidas "as medidas de vigilância para rápida detecção de qualquer introdução do vírus nas Américas, assim como as medidas de prevenção e controle adequadas e oportunas".

Leia na íntegra.

O Ministério da Saúde divulgou documento no qual alerta as secretarias estaduais e municipais de saúde sobre a possibilidade de reintrodução do vírus do sarampo, eliminado no Brasil desde 2016. O alerta foi feito em função do forte surto da doença na Europa, especialmente na Romênia e Itália. Somente em janeiro de 2017 foram registrados 539 casos no continente.

Leia mais…

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, até 31 de maio, consulta pública para  debater a norma (leia) que substituirá o disposto na Portaria Conjunta Anvisa/Funasa nº 01/2000, referente aos estabelecimentos privados de imunização humana, e será igualmente válida para os serviços públicos, filantrópicos e militares.

A SBIm, em parceria com a Pfizer, lançou o aplicativo Minhas Vacinas, criado para auxiliar os usuários a manterem a imunização em dia e a não perderem os seus históricos vacinais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) publicaram nesta segunda-feira (3) um estudo sobre a eficiência da vacina da gripe na prevenção da morte de crianças. De acordo com os cientistas, a aplicação da dose reduz em 65% o risco de morte devido à doença em pessoas saudáveis que tenham entre 6 e 17 anos.

O ex-vice-presidente e atual secretário da SBIm, Guido Levi, lança no dia 19 de abril o livro “Melodia Mortal — mortes controversas de grandes compositores” (Rocco, 2017).

Mais de 500 casos de sarampo já foram reportados apenas este ano na Europa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde que a epidemia de febre amarela começou no início do ano, há preocupação com relação aos idosos e muitas dúvidas surgiram nas redes sociais. A vacina febre amarela de Bio-Manguinhos é de vírus vivos, obtida por atenuação da subcepa 17DD do vírus da doença, cultivado em ovos de galinha embrionados livres de germes patogênicos.