Notícias

Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A ampliação, anunciada nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, será feita de forma gradual, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.

No recém lançado "Vacinar, Sim ou Não? — um Guia Fundamental", Guido Levi, Mônica Levi e Gabriel Oselka desmentem argumentos dos grupos com informações completas e seguras sobre as vacinas, benefícios e possíveis eventos adversos.

Serão realizadas entre os dias 09 a 30 de abril as eleições para definir a Diretoria e Comissão Fiscal da SBIm — Regional MG no biênio 2018/2019.

No Brasil, entre 1940 e 1998, a expectativa de vida ao nascer apresentou ganhos de cerca de 30 anos como resultado, principalmente, da redução de óbitos por doenças infecciosas preveníveis por vacinas.

Será realizado entre os dias 01 de fevereiro  e 25 de junho o pleito que definirá a Diretoria e a Comissão Fiscal da SBIm — Regional SP no biênio 2018-2019.

Com profunda tristeza comunicamos o falecimento, dia 25 de janeiro, da médica Renata Fiore, filha da infectologista, parceira e incentivadora da SBIm, Rosana Richtmann. Consternada, a família SBIm se solidariza com a família Richtmann-Fiore nesse momento de dor.

Concessão de novos títulos e renovação estão suspensos.

A SBIm considera muito preocupante a Resolução nº 197 da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26/12/2017, que dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana.

A SBIm foi convidada pela Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), a participar do seminário "Vacinação: Mitos e Verdades", realizado durante o Ciclo de Debates SUBPAV 2017.

Presidente do Conselho de Ética da SBIm recebeu comenda pelos serviços prestados ao país ao longo da sua trajetória profissional.

Recentemente, o laboratório Sanofi Pasteur, fabricante da Dengvaxia®, submeteu à ANVISA dados de pesquisa de seguimento de cinco anos que sugerem que a vacinação de pessoas não previamente infectadas por vírus dengue (soronegativas) poderia acarretar aumento de risco para hospitalização pela dengue e o desenvolvimento de doença clinicamente grave (predominantemente grau I e II da febre hemorrágica da dengue - OMS, 1997).