Notícias

Morre Vicente Amato Neto, fundador e primeiro presidente da SBIm

É com profundo pesar que a SBIm comunica o falecimento de seu fundador e primeiro presidente, Vicente Amato Neto, no dia 10 de dezembro de 2018, aos 91 anos. O velório acontece nesta quinta-feira, das 11h às 14h, no Teatro da FMUSP, na Av. Dr. Arnaldo, 455, Consolação, São Paulo. O sepultamento será no Cemitério do Araçá, na Av. Dr. Arnaldo, 666. Por tamanha perda, a Sociedade declara luto de uma semana.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1951, Amato obteve o título de livre-docente em 1958 e, posteriormente, tornou-se professor titular e chefe do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da instituição, da qual seria professor emérito.

Atuou, ainda, como Superintendente do Hospital das Clínicas (HC), chefe do Serviço de Doenças Transmissíveis do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e participou de diversas comissões do Ministério da Saúde.

O infectologista também foi titular da cadeira de número 6 da Academia de Medicina de São Paulo, presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e apoiou a implantação e dirigiu o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Além das imunizações, suas principais áreas de interesse eram Doença de Chagas, toxoplasmose, enteroparasitoses, transfusão de sangue e HIV/Aids.

Consternados, manifestamos nossa solidariedade à família, amigos e colegas de jornada profissional. Não temos dúvidas de que Amato permanecerá vivo nas lembranças afetuosas e no imenso legado deixado para as imunizações do Brasil.