Notícias

Morre Reinaldo Martins, um dos grandes nomes das imunizações do Brasil

Imprimir

reinaldo de menezes martins

A pediatria e a ciência brasileira como um todo sofreram uma perda irreparável. Morreu nesta quinta-feira, 17 de janeiro, um dos grandes nomes das imunizações do Brasil, Dr. Reinaldo de Menezes Martins, consultor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz. O velório acontece no dia 18 de janeiro no Cemitério São Francisco de Paulo, na Rua Catumbi, 120, Catumbi, Rio de Janeiro.

Dono de um extenso e invejável currículo, Martins foi por várias décadas membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde. Criou na Fundação Oswaldo Cruz, em Bio-Manguinhos, um grupo de pesquisa responsável por algumas das mais importantes publicações brasileiras na área de vacinas, tanto em revistas nacionais como internacionais.

Graças ao grupo, várias vacinas produzidas no Brasil — especialmente em Bio-Manguinhos — tiveram suas características de segurança e eficácia /efetividade definidas e estudadas em profundidade, o que permitiu o licenciamento e utilização com total confiabilidade. Cabe destacar os diversos trabalhos sobre a vacina febre amarela, considerados unanimemente referências mundiais.

Martins foi, ainda, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). No Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, teve uma longa e profícua atuação como pediatra geral.

Mas, além do médico e pesquisador, para os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver, a perda mais dolorosa é a do amigo Reinaldo. Difícil definir uma personalidade tão rica, marcada por integridade pessoal e científica, coerência e coragem, fora a imensa e ampla cultura: literatura, música, artes plásticas, política e futebol são apenas algumas das áreas que dominava com maestria.

Por trás do rosto sério, havia um humor sempre pronto a vir à superfície!

Saudades, Reinaldo! Saudades de tantas coisas de uma pessoa única.

Saiba mais sobre a trajetória de Reinaldo de Menezes Martins.