Notícias

SES-SP presta homenagem póstuma a primeiro presidente e sócio-fundador da SBIm

homenagem placa

A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) batizou a Sala de Comunicação Estratégica do órgão com o nome do Dr. Vicente Amato Neto, primeiro presidente e sócio-fundador da SBIm, falecido em 11 de dezembro de 2018.

Presidente da Comissão de Ética da SBIm, Gabriel Oselka representou a entidade na cerimônia. “Amato Neto participou de quase 600 reuniões da CCD em 30 anos. Muitos que aqui estão são discípulos diretos ou indiretos dele. Mas a principal mensagem que queremos passar é a de que temos um grande carinho por ele e a certeza de que o sentimento era recíproco”, ressaltou.

O coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças (CDC) da SES-SP, Marcos Boulos, endossa as palavras de Oselka e revela que a escolha do ambiente teve um aspecto simbólico. “Amato Neto era um profissional reconhecido nacionalmente, que inspirou inúmeros médicos a atuarem na mesma área. A exemplo de um farol, sempre indicou o rumo correto a ser tomado. Nada mais justo que dar o seu nome a uma sala onde são realizadas videoconferências e tomadas de decisões”, afirmou.

Gabriel Oselka, presidente da Comissão de Ética de SBIm, discursa durante a cerimônia

Amato Neto é dono de currículo extenso e irrepreensível. Graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1951, participou do primeiro programa de residência em infectologia do Brasil. Em 1958, obteve o título de livre docente e, posteriormente, tornou-se professor titular e chefe do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias (DMIP) da instituição, da qual se tornaria professor emérito.

Criou no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, enquanto era superintendente, o primeiro posto de vacinação em um hospital público brasileiro. No local, conhecido carinhosamente como postinho, profissionais de grande importância no cenário nacional, como Guido Levi — ex-vice-presidente e atual segundo secretário da SBIm — e Gabriel Oselka, tiveram o primeiro contato com as imunizações.

Ocupou, ainda, o cargo de Secretário do Estado de Saúde de São Paulo, chefiou o Serviço de Doenças Transmissíveis do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira e integrou diversas comissões do Ministério da Saúde. Além disso, foi titular da cadeira de número 6 da Academia de Medicina de São Paulo, presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e apoiou a implantação e dirigiu o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

Fora as imunizações, suas principais áreas de interesse eram a Doença de Chagas, toxoplasmose, enteroparasitoses, transfusão de sangue e HIV/Aids.

Leia também: Vicente Amato Neto — Homenagem a um pioneiro.