Notícias

SBIm lamenta saída de Francieli Fontana da coordenação do PNI

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lamenta a saída da enfermeira e epidemiologista Francieli Fontana da coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Servidora de carreira, Francieli manteve durante toda a sua gestão diálogo com as sociedades científicas, prática essencial para a saúde pública.

Sem dúvidas, apesar de todos os entraves, empenhou-se ao máximo para conduzir da melhor forma possível a campanha de vacinação contra a COVID-19 e para tentar reverter a queda de cobertura das vacinas de rotina, iniciada em 2016.

A SBIm agradece a parceria, saúda o trabalho e deseja à profissional sorte nos próximos passos da sua trajetória, que certamente continuará trilhando com a mesma ética e retidão.

Confira a carta de despedida escrita por Francieli Fontana 

Prezados!

Às vezes temos que tomar decisões difíceis. Nem sempre é fácil reconhecer e ter coragem para percorrer a estrada a que estamos destinados. Dessa forma, depois de sete anos trabalhando no Programa Nacional de Imunizações (PNI) — os dois últimos exercendo o cargo de coordenadora — despeço-me dessa área para trilhar outros caminhos no Ministério da Saúde.

Durante esse tempo, tive a honra de fazer parte de uma equipe de profissionais comprometidos com a execução das ações voltadas para a política nacional de vacinação e com o enfrentamento da pandemia da COVID-19, que tem afetado milhões de brasileiros, afligindo e trazendo muito sofrimento à população.

Não foi fácil. Foi um enorme desafio levar à frente um programa de reconhecimento nacional, destinado a 210 milhões de brasileiros, em um país continental como o nosso, distribuindo anualmente cerca de 300 milhões de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas.

Não menos desafiador foi elaborar e coordenar o Plano de Operacionalização da vacinação contra covid-19 em uma realidade de pouca disponibilidade de vacinas e ações de comunicação discretas — componentes fundamentais para o sucesso de qualquer campanha. Sem mencionar a politização das ações do PNI, nunca antes vista.

Não posso deixar de registrar a minha gratidão ao apoio incondicional do CONASS e CONASEMS, assim como das Sociedades Científicas relacionadas à vacinação, parceiros fundamentais do PNI ao longo dos anos, especialmente durante a minha gestão.

Agradeço também a todas as áreas do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde que contribuíram para o avanço das iniciativas de vacinação. Por fim, destaco o incansável trabalho das coordenações estaduais e municipais de Imunização e dos milhares de vacinadores em todo o país. Esses, sim,  são os verdadeiros heróis da vacinação.