Notícias

Vacinas Covid-19 podem ser coadministradas com outras vacinas ou imunoglobulinas

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) publicou nota ténica (leia), em 28 de setembro de 2021, na qual informa que não é mais necessário aguardar um intervalo mínimo entre a administração das vacinas Covid-19 e outras vacinas ou imunoglobulinas. 

A exceção são pessoas que tiveram covid-19 e utilizaram como parte do tratamento anticorpos monoclonais específicos contra o Sars-CoV-2, plasma convalescente ou imunoglobulina específica contra o SARS-CoV-2. Nesses casos, a orientação é aguardar, preferencialmente, 90 dias.

No mesmo dia, o Programa inclui os profissionais de saúde entre aqueles que deverão receber dose adicional das vacinas Covid-19 — terceira ou segunda, de acordo com o utilizado no esquema primário. De acordo com a nota (leia), serão contempladas as seguintes categorias:

  • Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
  • Dentre eles estão agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde.    
  • Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como cuidadores de idosos, doulas e parteiras.
  • Familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.     
  • Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao Sars-Cov-2 em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.