Notícias

Legado de heróis esquecidos das imunizações é tema de novo livro de Guido Levi

O ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou, durante a XXIV Jornada Nacional de Imunizações, o livro “História das imunizações – Pioneiros: conquistas e percalços”. A obra, coletânea de artigos publicados na Revista Imunizações, conta a história de pessoas que, apesar de terem desenvolvido trabalhos revolucionários na área, não são devidamente reconhecidas. Nas palavras do autor, “heróis esquecidos”.

Entre os nomes lembrados estão Benjamin Jesty, primeiro vacinador na luta contra a varíola; John Franklin Ender, responsável pelo método que permitiu cultivar o vírus da pólio em tecido não nervoso de embriões humanos e primatas; Waldemar Haffkine, que salvou o mundo de duas pandemias; Ruth Sonntag Nussenzweig, pesquisadora que deu início às investigações sobre uma vacina para combater a malária; e Hilary Koprowski, precursor na busca por uma vacina atenuada contra a pólio.

O livro, de 31 páginas, pode ser lido gratuitamente aqui. A capa é ilustrada pelo cartunista Claudius Ceccon, um dos fundadores d’O Pasquim.

Sobre o autor

Guido Carlos Levi é médico infectologista, um dos fundadores e ex-vice-presidente da SBIm. De 1995 a 2001, atuou como diretor técnico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Atualmente, é membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (CPAI) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Na SBIm, preside a Comissão de Cultura e Memória e integra as comissões de Ética e de Revisão dos Calendários Vacinais.

Levi também é autor dos livros “Recusa de vacinas – Causas e consequências”, “Aconteceu num palco” — disponíveis aqui —, “Melodia mortal” (em parceria com Pedro Bandeira), “Vacinar, sim ou não? Um guia fundamental” (com Gabriel Oselka e Mônica Levi), além de inúmeras publicações acadêmicas.