Notícias

Brasileiro Jarbas Barbosa assumirá direção da OPAS em 2023

O médico sanitarista Jarbas Barbosa foi eleito para o cargo de diretor-geral da Organização Pan-Americana de Saúde. O mandato, que começa a partir de fevereiro de 2023, tem duração de cinco anos. Ele substituirá a dominicana Carissa F. Etienne, que comandava a entidade desde 2012.

Em entrevista à BandNews, Barbosa listou as primeiras metas da sua gestão, que se inicia em meio a um quadro epidemiológico extremamente complexo. “Quero apoiar os países da região para conseguirmos efetivamente concluir a pandemia. Para isso, será importante manter uma boa vigilância, inclusive genômica, e seguir com a vacinação dos grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas”, afirmou.

O próximo passo, projetou, é reverter o impacto do SARS-CoV-2 nos indicadores de saúde das Américas — como a imunização de rotina, o diagnóstico precoce do câncer, e o controle da hipertensão e da diabetes — e posteriormente melhorá-los. “Espero contribuir para fortalecer os sistemas de saúde no continente: torná-los mais resilientes e intensificar a atenção primária, que possa oferecer tratamento, diagnóstico e monitorar as adversidades”, disse.

O presidente da SBIm, Juarez Cunha, classifica a escolha como uma prova da qualidade da ciência brasileira, constantemente desprestigiada por autoridades e alguns segmentos da sociedade nos últimos anos. Ele sinaliza, ainda, que a SBIm dará todo o suporte possível ao compatriota. “É uma grande satisfação ter o Dr. Jarbas Barbosa, profissional de currículo irrepreensível, à frente de um organismo tão relevante. Nossa relação com a OPAS é próxima e certamente se estreitará ainda mais. Estamos à disposição para o que for necessário”, afirma. 

Trajetória

Jarbas Barbosa da Silva Jr. é formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, em Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI).

jarbas barbosa opas
Crédito OPAS

Iniciou a carreira na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. Na função, era responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.

Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Barbosa foi ainda diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2015 a 2018.

Com informações da OPAS e da BandNews.