Notícias

Nísia Trindade Lima é anunciada como ministra da Saúde

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, foi anunciada como a próxima Ministra da Saúde, a partir de janeiro de 2023. É a primeira vez que o cargo será ocupado por uma mulher.

Graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política e doutora em Sociologia, Nísia desenvolveu pesquisas nas áreas ciência e pensamento social no Brasil; história das ideias em saúde pública; o sertão no pensamento brasileiro; história do desenvolvimento no Brasil, história das ciências sociais em saúde, entre outras.

Na presidência da Fiocruz, esteve à frente de diversas ações de enfrentamento à pandemia de covid-19. Entre elas, o Observatório Covid-19, a Rede Fiocruz de Vigilância Genômica e o acordo de transferência tecnológica com a AstraZeneca para a produção da vacina no Brasil.

A diretoria da SBIm parabeniza a futura ministra da Saúde, deseja um excelente trabalho e desde já se coloca à disposição para contribuir com o que for necessário para o aumento das coberturas vacinais, uma das prioridades do Brasil em termos de saúde pública.