Publicada em: 28/06/2025
Atualizada em: 28/06/2025
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) anunciou que, a partir de 1º de julho, a vacina meningocócica C será substituída pela ACWY na dose de reforço administrada em crianças de 12 meses. Até então, a vacina mais ampla estava disponível na rede pública apenas dos 11 a 14 anos.
As crianças menores de 5 anos que ainda não fizeram o primeiro reforço poderão regularizar o calendário com a ACWY. Já as que estão em dia serão consideradas devidamente vacinadas, portanto, receberão a ACWY somente na adolescência. Com a atualização, o esquema no SUS passa a ser o seguinte:
A SBIm recomenda, sempre que possível, o uso da ACWY em todas as doses.
De acordo com o PNI, a mudança “dá continuidade ao enfrentamento das meningites até 2030 seguindo as Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030, publicadas pelo Brasil, primeiro país a propor suas ações no roteiro global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, que estabelece estratégias para o combate às principais causas de meningite bacteriana aguda”.
Apesar de o sorogrupo C continuar a ser mais comum no Brasil, a incidência do W — presente na vacina — têm aumentado de forma significativa, em especial nos estados da Região Sul.