Notícias

Vacina e anticorpo monoclonal contra o VSR serão oferecidos pelo PNI

Publicada em: 20/02/2025
Atualizada em: 20/02/2025

20/02/2025

O Ministério da Saúde anunciou que vai incorporar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) duas ferramentas para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) a vacina Abrysvo, indicada para gestantes com o objetivo de proteger o filho, e o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para bebês. Os públicos-alvo e a data em que os imunizantes estarão disponíveis ainda não foram definidos. 

A expectativa do Ministério é a de que as estratégias beneficiarão mais de 2 milhões de crianças, sobretudo nos primeiros meses de vida, quando a possibilidade de complicações é maior. O VSR é a principal causa de internação entre menores de 1 ano e, segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), responde por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em menores de 2 anos.  

“Trata-se de uma grande notícia para a saúde pública brasileira. Fora o risco imediato de hospitalização e óbitos entre crianças pequenas, o VSR é capaz de causar quadros de média e longa duração. Devido às alterações na árvore brônquica, estímulos distintos — principalmente outras infecções respiratórias — podem levar a repetidos episódios de broncoespasmos, por meses ou anos. Também há a possibilidade de desenvolvimento de asma, condição que permanece por toda a vida”, explica a presidente da SBIm, Mônica Levi. 

A médica espera, ainda, um impacto positivo no sistema de saúde, cujos serviços de urgência, pronto atendimento e leitos de enfermaria e UTI são frequentemente sobrecarregados pela necessidade de oferecer assistência adequada às crianças com VSR. Além disso, existe o benefício socioeconômico. “O responsável que irá acompanhar a criança durante o período da doença provavelmente vai precisar se afastar das atividades, incluindo o trabalho. É uma situação bastante delicada, em especial para os que não estão inseridos no mercado formal”, analisa. 

Atualmente, a único recurso para a prevenção do VSR oferecido pelo SUS é o anticorpo monoclonal palivizumabe, para prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação e crianças com até dois anos de idade que tenham doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita grave. 

As vacinas (Abrysvo e Arexvy) e os anticorpos monoclonais contra o VSR (nirsevimabe e palivizumabe) podem ser encontrados na rede privada. Mais informações em https://familia.sbim.org.br/vacinas/anticorpos-monoclonais-anti-vsr e https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-vsr-virus-sincicial-respiratorio.  

Ver também

Categorias

Covid-19
Dengue
Influenza
Febre Amarela
Campanhas

Mais vistas

vsn-logoSite integrante da Vaccine Safety Net (VSN) – uma rede global de sites validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
©2024 - Sociedade Brasileira de Imunizações | Todos os direitos reservados