Notícias

Vicente Amato Neto: Homenagem a um pioneiro

Há indivíduos que têm o dom de antever o futuro. Alguns são considerados visionários, outros se revelam verdadeiros pioneiros em sua área de atuação. Nós, da SBIm, tivemos e temos o privilégio de conviver com uma pessoa assim: o Professor Vicente Amato Neto.

Desde o início de sua vida profissional, ele revelou seu notável pioneirismo. Trouxe para a infectologia a antibioticoterapia, muito antes que qualquer outra especialidade se apropriasse do assunto. O mesmo pode ser dito em relação à toxoplasmose e às parasitoses intestinais, para citar só alguns exemplos.

No Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, foi o primeiro chefe do Serviço então chamado de Doenças Transmissíveis, que formou enorme número de especialistas hoje espalhados pelo Brasil. Nesta mesma instituição criou o primeiro posto de imunizações dentro de um hospital público, o que serviu para despertar o interesse pelas vacinações em elevado número de profissionais que acabaram se tornando conhecidos especialistas na área.

Quanto à SBIm, se hoje ela é uma poderosa e respeitada entidade na área das imunizações, devemos lembrar que quem plantou sua semente foi professor Amato Neto, tendo sido inclusive seu primeiro presidente. A ele, neste aniversário de 20 anos, prestamos a nossa homenagem, não só em nosso nome, mas também no de todos os profissionais que atuam no campo das imunizações em nosso país, bem como daquela legião de anônimos que se beneficiaram e continuarão tendo proveito dessa poderosa arma de defesa da Saúde Pública de nossa população.