Notícias

Diretoria da SBIm para o biênio 2019-2020 é empossada em cerimônia em São Paulo

Tomou posse em São Paulo, nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, a diretoria da SBIm para o biênio 2019/2020. A Sociedade será presidida pelo pediatra Juarez Cunha, que também é representante da entidade no Rio Grande do Sul. Isabella Ballalai, presidente de 2016 a 2018, assume a vice-presidência. Completam a gestão Renato Kfouri, primeiro secretário; Guido Levi, segundo secretário; Mônica Levi, primeira tesoureira; e Mayra Moura, segunda tesoureira. O conselho fiscal é formado por Maria Aparecida Neves (presidente), Guilhermina Giusti e Luiza Helena Falleiros Arlant.

No discurso de posse, Juarez lembrou que o Brasil lida, desde 2015, com a diminuição progressiva nas coberturas vacinais na infância, fato que coloca todas as faixas etárias em risco. “Essa realidade levou a um amplo debate de temas como: a falta de percepção, por parte da população dos riscos trazidos por doenças imunopreveníveis; as notícias falsas ou imprecisas; a obrigatoriedade de vacinar; a complexidade do calendário vacinal; a heterogeneidade da cobertura; assim como as questões práticas que impactam a assistência”, afirmou.

O médico, que assume em meio a um forte surto de sarampo no Amazonas e a mais um ano com expectativa de grande número de casos de febre amarela silvestre, aponta que o grande desafio da SBIm para os próximos dois anos é aumentar os esforços para o alcance das adequadas coberturas vacinais, aprimorando as ações de conscientização e educação, bem como a comunicação com todos os públicos envolvidos.

Para isso, destacou, “pretendemos ampliar as campanhas, fortalecer as parcerias já conquistadas com sociedades de especialidade e organizações como a OMS, a OPAS e Instituto Sabin, e estimular novas parcerias com as instituições de saúde latino-americanas”. Ele completa: “São propostas ousadas, mas ousadia maior foi, um dia, idealizar a existência de uma associação como a SBIm e, 20 anos após, estamos aqui, para celebrar conquistas. Então, que venham os desafios.”

Diretoria SBIm 2019-2020 reunida: Luiza Helena Falleiros Arlant, membro do Conselho Fiscal; Guido Levi, segundo secretário; Mayra Moura, segunda tesoureira; Guilhermina Giusti, membro do Conselho Fiscal; Mônica Levi, primeira tesoureira; Maria Aparecida Neves, presidente do Conselho Fiscal; Isabella Ballalai, presidente; Juarez Cunha, presidente; e Renato Kfouri, primeiro secretário.

Juarez Cunha

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha fez residência em pediatria e intensivismo pediátrico no Hospital de Clínicas da capital gaúcha, onde atuou até 2014. Desde 1984, trabalha na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Hoje, é gerente da Vigilância Epidemiológica do município, liderando duas Equipes: de Eventos Vitais- EVEV (nascimentos, óbitos e DANTs) e Doenças Transmissíveis – EVDT.

Juarez é integrante do corpo diretivo ou de comitês da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e integrou a Câmara Técnica de Infectologia do CREMERS durante a última gestão do Conselho.

É, ainda, autor do livro Vacinas e imunoglobulinas: consulta rápida (Artmed, 2009) e de capítulos nos livros Coleção Febrasgo-Vacinação da Mulher (Elsevier, 2015), Manual Prático de Imunizações (Editorial Nacional, 2015), Pediatria:consulta rápida (Artmed, 2018) e PRORN Programa de Atualização em Neonatologia (Artmed, 2018).