Notícias

Morre, aos 86 anos, Myrtes Amorelli Gonzaga, sócia-fundadora da SBIm

*Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Morreu nesta terça-feira (10/09), aos 86 anos, no Rio de Janeiro, a sócia-fundadora da SBIm e uma das pioneiras da infectologia pediátrica no Brasil, Myrtes Amorelli Gonzaga. A Sociedade, consternada, manifesta solidariedade e deseja força aos familiares e amigos. O velório acontece nesta quarta (11/09), no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, entre 12h e 15h. A cremação ocorre em seguida.

Graduada médica em 1957 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implantou e trabalhou no primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Rio de Janeiro, chefiou o serviço de pediatria do Hospital Municipal Jesus e integrou o corpo docente da Faculdade de Medicina Souza Marques, ambos no Rio de Janeiro.

Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e, por 20 anos, fez parte do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Atuou, ainda, como consultora do Ministério da Saúde nas áreas de infectologia e imunizações.

Myrtes Amorelli Gonzaga deixa dois filhos, Lauro e Marcos, e quatro netos.